a) Substâncias simples Tem mais depois da publicidade ;) São aquelas cujas moléculas são formadas apenas por um único tipo de elemento químico.
As substâncias compostas são formadas por mais de um tipo de átomo, o que é razão da existência de uma variedade de compostos, apesar do número reduzido de elementos. ... As substâncias açúcar e álcool, por exemplo, são formadas pela união de diferentes átomos: hidrogênio, oxigênio e carbono.
Substância simples é toda substância que apresenta apenas um tipo de elemento. A alternativa correta é a letra D.
Assim: Substância pura simples: é toda substância formada por átomos de um único elemento químico. ... Substância pura composta: é toda substância formada por átomos de dois ou mais elementos químicos. Exemplos: água (H2O), formada por átomos de dois elementos: hidrogênio e oxigênio.
Diferentemente do que o nome possa sugerir, as substâncias puras não são aquelas formadas nem por um único átomo (monoatômicas), nem por um único elemento químico (simples). Substâncias são consideradas puras quando em uma amostra só encontramos moléculas daquela substância, sem nenhuma outra presente.
Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon. Resumindo: Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico.
Substâncias simples são formadas por apenas um elemento químico; já quando se tem dois ou mais elementos na composição, as substâncias são compostas.
Explicação: Para identificar uma substância utilizamos suas propriedades físicas como ponto de fusão e ebulição. Para ser uma substância pura, a temperatura de mudança de fase deve ser constante.
Se os átomos que se unem para formar a substância forem do mesmo elemento químico, temos então uma substância simples. Alguns exemplos são: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He), alumínio (A?) etc.
Podem ser simples (formadas por apenas um tipo de átomo) ou compostas (formadas por + de um tipo de átomo). Por exemplo: O oxigênio pressurizado é uma substância, pois no cilindro de gás existem apenas moléculas de O2. ... Misturas são combinações de mais de uma substância.
As substâncias puras têm só um constituinte e possuem as propriedades físicas constantes, já as misturas são formadas por duas ou mais substâncias.
Um mistura é quando temos em um mesmo sistema duas ou mais substâncias puras que apresentam propriedades físicas que não são fixas nem constantes. A Química estuda a matéria e as transformações sofridas por ela.
Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.
Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5. Figura 5: Misturas heterogêneas. Exemplos de misturas heterogêneas: água e gelo, água e óleo, areia, sangue, leite.
Misturas como água e óleo e água e areia, possuem fases heterogênea, pois não se misturam.
O petróleo é uma mistura formada por diversos compostos orgânicos que é submetida a métodos de separação para obtenção de importantes frações, como a gasolina. O petróleo é uma mistura muito complexa, pois contém diversos tipos de substâncias diferentes.
O petróleo é um líquido viscoso, menos denso que a água e formado por uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos cujas moléculas são formadas somente por átomos de carbono e de hidrogênio) associados a pequenas quantidades de outras classes de compostos que contêm nitrogênio, ...
O tipo de força intermolecular presente na água é diferente da existente no óleo, a água é polar e o óleo é apolar, ou seja, as moléculas não interagem. Para este conteúdo se aplica a seguinte regra: “Semelhante dissolve semelhante”. Portanto, o óleo não se mistura com água.
Materiais que tem moléculas apolares. Areia, óleo, ferro, mercúrio etc.
A regra geral de solubilidade determina que, “Semelhante dissolve semelhante”. Essa regra diz respeito à polaridade do solvente e do soluto e explica o fato de o óleo não se dissolver em água, mas ser solúvel em gasolina. ... Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc.