Angina de Repouso: episódios anginosos em repouso repetidos; Angina Variante: não relacionada aos esforços físicos, sendo desencadeada por espasmos das artérias; Angina pós-IAM: precoce, que começa na fase hospitalar pós-IAM; Angina de início recente: é um processo anginoso recentemente entre um a dois meses.
A angina e o infarto provocam uma dor no peito com características muito parecidas, pois ambas se originam de um inadequado fluxo de sangue nas artérias coronárias. A diferença é que na angina o fluxo está reduzido, mas não o suficiente para causar necrose do músculo cardíaco.
O tratamento da angina estável tem 04 objetivos: 1) Aliviar os sintomas 2) Prevenir o IAM 3) Prevenir a morte súbita cardíaca 4) Permitir melhora progressiva. Para tais objetivos dispomos de : Tratamento clínico (não farmacológico e farmacológico) , angioplastia e cirurgia de revascularização.
Como prevenir a dor no peito
(Insuficiência coronariana aguda; Angina pré-infarto ou Síndrome intermediária) Angina instável resulta de obstrução aguda de uma artéria coronária sem infarto do miocárdio. Os sintomas incluem desconforto torácico com ou sem dispneia, náuseas e diaforese.