Essas ondas produzidas em constância são denominadas ondas periódicas, ou seja, são ondas que se repetem com intervalos de tempos iguais. Na figura abaixo temos um exemplo básico de uma onda periódica se propagando em uma corda esticada.
Ondas periódicas são aquelas ondas que se repetem num determinado espaço de tempo, sendo que esse, se repete em intervalos iguais. Comprimento de onda é a distância entre valores repetidos da onda, exemplo crista com crista.
A onda periódica é caracterizada por alguns elementos, que são:
Um pulso de onda é uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda pode ser mecânica se ela se propaga em um meio material (como o som, ou a onda em uma corda), ou não (como a luz, que é uma onda eletromagnética, e que se propaga no vácuo).
É o fenômeno que ocorre quando uma onda passa de um meio para outro de características distintas, tendo sua direção desviada. Independente de cada onda, sua frequência não é alterada na refração, no entanto, a velocidade e o comprimento de onda podem se modificar.
quando um raio incidente oblíquo passa do meio menos refringente para o mais refringente, ele se aproxima da reta normal à superfície. refração da luz é o desvio da luz ao atravessar a fronteira entre dois meios transparentes.
São duas: Primeira lei da refração O raio incidente, a normal e o raio refratado estão num mesmo plano, ou seja, são coplanares. ... Pelo princípio da reversibilidade (caminho inverso), quando a luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente sua velocidade aumenta e ele se afasta da normal.
Cabe ressaltar que, quando um raio de luz passa de um meio para outro menos refringente, o raio de luz refrata-se, afastando-se da reta normal perpendicular à superfície. Dessa forma, pode-se observar que, a partir de determinado ângulo de incidência, não há mais refração.
A refração da luz é determinada pela diminuição em sua velocidade de propagação. Tal diminuição, por sua vez, é medida por meio de um número chamado índice de refração. O índice de refração mede a razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz em outros meios.