Para entendermos isso, importante saber que o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro define essas luzes como: “luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários da via que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência”.
O interessante é que o relé só funciona com a lâmpada ligada nele produzindo uma “resistência” no circuito. ... No caso do pisca-alerta, apenas muda o número de lâmpadas conectadas, o rele – quase sempre – é o mesmo da seta. Ao acionar a tecla do alerta ele conecta as 4 lâmpadas ou mais de todo o sistema de pisca do carro.
1. Com o controle remoto presente, o interruptor da ignição na posição LIGADO e o sistema desativado, gire o inter- ruptor até a posição desligado (OFF). 2. Quando o sistema for ativado (2 piscadas dos pisca- piscas), gire imediatamente o interruptor da ignição novamente até a posição LIGADO.
Observem o relé de seta no centro, de cor azul. No caso do Uno ele fica na coluna de direção, bem embaixo do volante e também pode ser de cor preta.
Basta olhar o painel atrás do volante, verificando se a seta para esquerda ou direita ainda está emitindo sons e piscando. Ao verificar que a seta ainda está ligada, basta pressioná-la para baixo ou para cima com a mão esquerda, levando-a à posição “neutra”.
É preciso acioná-la quando houver mudança de faixas -e é preciso esperar o outro motorista ceder passagem, diferentemente do que é comum ser visto nas ruas. Seu uso é obrigatório em retornos e para indicar que se vai estacionar em um vaga.
Entenda como se comportar em Cruzamentos de Vias
Como e quando parar em cruzamentos com sinalização? Em um cruzamento com placa de parada obrigatória (PARE), o veículo deve ser totalmente imobilizado, mesmo se o trânsito estiver livre. JAMAIS deixe de parar em um cruzamento com placa de “PARE”. No exame prático, não respeitar a placa de "PARE" é falta eliminatória.
O primeiro passo é concluir que “fluxos que se cruzam” formam um “cruzamento”, e segundo o Anexo I do CTB, que traz conceitos e definições um cruzamento é uma interseção de duas vias em nível.
Colisão em cruzamentos Suas principais causas são: pressa do condutor em fazer a conversão à esquerda; desconhecimento das regras de circulação; falta de visibilidade; e.
Colisão frente a frente Ingestão de bebida alcoólica, excesso de velocidade, dormir no volante, problemas com o veículo ou distração do condutor são apenas alguns desses fatores. Essas colisões também ocorrem nas ultrapassagens feitas em desacordo com as medidas de segurança.