Varejo, comércio varejista, vendas para o consumidor final são expressões equivalentes para se referir a setores do comércio que tem por objetivo vender diretamente para os consumidores finais. ... A grande maioria das firmas dedicadas ao comércio varejistas correspondem ao chamado setor terciário da economia de um país.
Prestar serviços aos seus clientes, orientando-os na venda e auxiliando-os na pós-venda. Explorar detalhadamente cada ponto dos seus recursos promocionais. Sugerir promoções, merchandising ou campanhas que atinjam os consumidores dos seus produtos na loja varejista visitada.
A importância do varejo no cenário econômico brasileiro vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada. Além de gerador do maior número de empregos formais no país, o setor exibe, especialmente nos anos, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização.
Na gestão no varejo, o cálculo correto dos estoques é essencial para manter uma empresa financeiramente saudável. Quando há compras em excesso, os impactos são sentidos diretamente no capital de giro do negócio; quando em escassez, os resultados são revertidos diretamente para as vendas da empresa.
Para isso:
O comércio, ou ainda o varejo, é uma das atividades mais pioneiras que a sociedade conhece. ... O varejo se caracteriza como atividades que estão relacionadas à venda de bens e de serviços ao consumidor final, para seu uso pessoal e não comercial.
CNC aumenta projeção de crescimento do varejo no ano para 5,4% ... De acordo com o IBGE, o chamado varejo restrito, que abrange oito segmentos do comércio, apresentou alta de 0,3% nas vendas em março, ante fevereiro, na série com ajuste sazonal.
Composição do varejo ampliado (10 atividades): - Combustíveis e lubrificantes. - Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. - Tecidos, vestuário e calçados. - Móveis e eletrodomésticos.
Canal de um nível (fabricante para revendedor para cliente): os varejistas compram o produto do fabricante e depois o vendem para os clientes. Um canal de distribuição de um nível funciona melhor para fabricantes que lidam com produtos de compras, como roupas, sapatos, móveis, brinquedos, etc.