Organismos Dioicos → aqueles que apresentam sexos separados conforme o gênero (macho e fêmea); Organismos Monoicos → aqueles que possuem os dois sexos, o masculino e o feminino, consequentemente produzem os dois tipos de gametas na mesma unidade estrutural (hermafroditas).
Diz-se dos seres vivos que possuem órgãos sexuais masculinos e femininos coexistentes no mesmo indivíduo, produzindo, assim, gâmetas femininos e masculinos. O termo hermafrodita é utilizado para designar indivíduos de espécies animais monoicas.
Planta monóica: apresenta flores unissexuais, mas distribuídas no mesmo indivíduo. Planta dióica: apresenta flores diclínicas distribuídas em indivíduos separados. Planta polígama: apresenta flores monóclinas e diclínicas num mesmo indivíduo.
Os seres que realizam a sexuada podem receber as seguintes denominações: Dióicos: apresentam sexos geneticamente separados e cada um produz apenas um tipo de gameta. Monóicos: também chamados de hermafroditas, são indivíduos que produzem os dois gametas em um mesmo corpo e não possuem diferenciação sexual genética.
Resposta. A produçao assexuada envolve gametas tanto feminino como masculino esse processo leva a formação de descendentes iguais e a reprodução sexuada ocorre de celulas especializadas (gametas) se unem para fazer um ser novo.
Animais dioicos ou unissexuados são aqueles que apresentam apenas um dos órgãos reprodutores. Esses animais possuem dimorfismo sexual.
Diz-se que uma espécie é dióica, quando os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes, havendo indivíduos masculinos e indivíduos femininos.
Significado de Dioico adjetivo [Botânica] Diz-se das plantas que apresentam flores masculinas e femininas em pés separados.
Os animais monóicos são aqueles que o mesmo indivíduo apresenta os dois sexos, ou seja, eles têm os sistemas reprodutor feminino e masculino. Podem ser chamados de hermafroditas. Como exemplos temos as minhocas, as lesmas e os caracóis). Os animais dióicos apresentam sexos separados em diferentes indivíduos.
Resposta: Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. ... Algumas espécies são monóicas, com desenvolvimento direto, sem estágio larval; e outras são dióicas, com diversos platelmintos parasitas possuindo estágios larvais.
Hermafroditas ou monoicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor. A maioria das angiospermas são hermafroditas, como exemplo podemos citar a tulipa.
Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo. Um exemplo de autofecundação é a que ocorre com as tênias.
Resposta: Em animais hermafroditas podem ocorrer a autofecundação. Ela gera descendentes menos vigorosos e produtivos e impede a variabilidade genética que, em longo prazo, pode levar ao declínio da espécie.
Autofecundação é o processo que ocorre quando a fecundação se dá entre gametas produzidos pelo mesmo organismo. Ocorre naturalmente em plantas hermafroditas, que possuem o sexo masculino e feminino no mesmo organismo. A importância é que é a auto fecundação que produz os gametas.
Autofecundação: é quando a fecundação acontece entre gametas produzidos pelo mesmo organismo. Ocorre nas flores de ervilhas porque a mesma apresenta o sexo feminino e masculino em seu organismo, então ela se autofecunda.
evitar a fecundação é importante pois a autofecundação é uma reprodução assexuada ou seja não há troca de gametas e com isso não há variabilidade genética...
Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes, conforme a imagem abaixo. O fruto que apresenta uma parede chamada de pericarpo é formado por três regiões – epicarpo, mesocarpo (parte comestível, acúmulo de reserva nutritiva) e endocarpo.
Resposta. Não há variabilidade genética, o que impede a evolução.
A fertilização interna apresenta algumas vantagens em relação à fertilização externa. Embora a produção de gametas em indivíduos que realizam a fecundação interna seja geralmente menor do que em indivíduos que fazem a fecundação externa, nesse tipo de fecundação, há uma maior sobrevida dos zigotos produzidos.
Verificado por especialistas
Autofecundação é o processo que o gameta masculino fecunda o gameta feminino do próprio indivíduo que o produz(seres monoicos). Ocorre naturalmente em plantas hermafroditas, que possuem o sexo masculino e feminino no mesmo organismo.
Resposta. vantagem: não necessita da cópula para a fecundação, facilitando-a; Desvantagem: os óvulos fecundados ficam sem proteção..
As vantagens de um animal praticar o processo de fecundação externa é a possibilidade são varias, como:
Você pode ser leal, mas não tem o compromisso de ser fiel. Outra vantagem é que os casais poligâmicos, tendem a manter mais amizades e a ter um círculo social mais amplo. E uma das desvantagens é o preconceito que você pode sofrer por parte da sociedade, muitos não aceitam e não entendem esse tipo de relação.
A vantagem da monogamia, tem a ver com a criação da prole. Um casal monogâmico pode concentrar os seus esforços em criar descendentes mais fortes que por sua vez, criem descendentes também fortes. Em vez de gastar energia a procurar um/a parceiro/a, a energia é canalizada para garantir uma prole.
A monogamia ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro, podendo essa união durar a vida toda, ou ser apenas durante um determinado período da vida. Poligamia é o oposto de monogamia, e consiste no casamento com mais de uma pessoa.
adjetivo Refere-se à monogamia, ao regime segundo o qual uma pessoa pode ter somente um cônjuge, enquanto estiver casada. Estado da pessoa que se encontra sob esse regime. Etimologia (origem da palavra monogâmico). Mono + gâmico.
Assim temos a poligamia, em que um homem se casa com várias mulheres, e a poliandria, em que uma mulher se casa com vários homens. Estes sistemas não aparecem juntos na mesma sociedade: os dois são geralmente exclusivos e envolvem uma relação dominante/gênero dominado.
A monogamia surgiu entre os seres humanos para facilitar a criação da prole. O casamento é uma raridade entre os mamíferos. ... Os cientistas acham que a monogamia evoluiu por causa dos filhotes. Como os bebês primatas são muito frágeis, as fêmeas precisam de machos que as ajudem a criá-los.