Jusnaturalismo teológico: Tem como fundamento jurídico e filosófico a ideia direita estabelecida e revelada por Deus. ... Jusnaturalismo racionalista: leis naturais da vida que são estabelecidas pelos humanos com base na razão e bom senso.
O jusnaturalismo é a defesa da tese de que o homem se constrói de acordo com uma perspectiva "essencialista" que é própria da espécie humana. Ou seja, existe uma "natureza humana" e todos os homens, de uma maneira ou de outra, a obedecem.
Resposta. O direito natural é a ideia universal de justiça. É o conjunto de normas e direitos que já nascem incorporados ao homem, como o direito à vida. Pode ser entendido como os princípios do Direito e é também chamado de jusnaturalismo.
Correntemente se diz legítimo aquilo que se faz de acordo com as regras da sociedade, o que transportando para o Direito, temos que é legítimo tudo que está na conformidade da lei. Por este viés seria legal aquilo que é feito por determinação da lei, o que em Direito se conhece por vinculação à lei.
Surgiu a necessidade de adaptar o ius civile às novas necessidades, assim como humanizá-lo. Para isso, os juristas romanos recorreram ao direito natural[6]. Nesse contexto histórico, o direito natural era o direito comum (ius commune), que a razão natural implanta entre todos os homens e entre todos os povos.