Transcedência significa se elevar acima do vulgar, se superar, ir além de ou ultrapassar alguma coisas. Transcender também está relacionado com pensamentos e emoções, e é a capacidade do ser humano de transpor certas barreiras, se tornando superior a algumas circunstâncias.
Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude.
Imanência: Característica do que faz parte da essência de alguma coisa em oposição à existência (imaginária ou fictícia). Transcendência: Caráter do que está fora do alcance de nossa ação ou até de nosso pensamento.
Em Gênesis 1, Moisés descreve Deus como um ser TRANSCENDENTE,majestoso, imponente, grandioso, totalmente diferente das coisas criadas, um poderoso organizador cósmico.
A transcendência, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo. A imanência está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo, e a transcendência está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.
A imanência opõe-se à transcendência. Os dois conceitos implicam maneiras radicais de vida, completamente diferentes uma da outra. A transcendência é a causa que se afasta de seu efeito, implica uma criação que solta-se de sua causa. Deus criou o mundo em sete dias é um bom exemplo de transcendência.
Retomando o conceito escolástico de imanência, entendida como a presença do resultado de uma ação na própria ação, Espinoza afirmou que "Deus é causa imanente e não transitiva de todas as coisas", isto é, Deus é causa de todas as coisas que estão nele e nada existe fora dele (Deus sive Natura). ...
No estudo da metafísica, transcendente se refere ao divino ou a princípios que estão além da realidade mais óbvia e questionável. É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material.
Resposta. Onipotência, pois refere-se ao ato de ser poderoso, ter força e consequentemente o poder de mandar naquilo que a direito.
Significado de Imanente adjetivo Que existe sempre num dado objeto e é inseparável dele. Que faz parte de maneira inseparável da essência de um ser; inerente. ... [Filosofia] Diz-se de um ser que se identifica a outro ser. (Na filosofia de Spinoza, Deus é imanente ao mundo.).
Resposta. Resposta: Que excede os limites normais; superior, sublime.
Predominantemente, nas referências feitas nas Escrituras Hebraicas(Velho Testamento) mencionando a identificação do nome de Deus (Ex.: Sal. 83:18; Amós 5:8; Isaías 42:8, etc.), é utilizado o Tetragrama יהוה, comumente traduzido por Iavé, Javé, ou Jeová.
Resposta: Olha, transcendente é quem se encontra além da nossa compressão, é alguém cujo supera a nossa compreensão e entendimento do mundo.
Resposta. Resposta: Na religião, a transcendência é o aspecto da natureza e do poder de uma divindade que é totalmente independente do universo material, além de todas as leis físicas conhecidas. ... Assim, um deus pode transcender o universo e o conhecimento (está além do alcance da mente humana).
O termo panteísmo remete ao grego (pan- tudo e theos- Deus), ou seja, tudo é Deus, basicamente significando a integração, não existindo um ser personificado criador acima do universo. A visão panteísta compreende a profunda unidade que permeia na interligação das coisas - seres, átomos, carbonos e percepção humana.
Resposta. Resposta: Não, pois o ser humano é um ser totalmente limitado e a excelência é somente Deus.
Ao contrário do que se pensa, o Panteísmo não se assemelha ao Ateísmo – que nega a existência de um Deus. ... O Panteísmo é uma crença de que Deus não é o criador absoluto, pois é maior do que isso: ele abrange e compõe tudo, faz parte do Universo e se manifesta na Natureza, pois ambos são idênticos.
Por exemplo, o panteísmo clássico considerava Deus a única realidade e o universo uma mera manifestação, emanação ou realização de Deus; o estoicismo identificou Deus com o Universo, considerando-O como a força vital e inteligência cósmica que o governa; no neoplatonismo e, mais tarde, com Giordano Bruno, Deus é causa ...
O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador.
No panteísmo há um unico Deus, que representa tudo a sua volta, esta em todos. No Politeismo ja se tem uma crença em varios deuses, cada qual com sua determinada função, deus da fertilidade, deus da colheita, deus dos oceanos etc...
A crença em diversos deuses é uma das principais características do politeísmo. As divindades possuem os mesmos sentimentos humanos, sendo que muitos deles estão ligados à natureza. Os adeptos das vertentes politeístas não seguem orientações de livros sagrados, nem acreditam na existência da verdade absoluta.
Os monoteístas seguem apenas uma religião e creem em uma única divindade. Ao contrário do Politeísmo, que acredita em vários deuses, o Monoteísmo defende a existência de um só deus criador de todo o universo.