Para obtenção de sorologia não treponêmica, o teste mais conhecido é o VDRL (Veneral Disease Research Laboratory), ainda que outros estejam disponíveis (RPD – Rapid Plasm Reagin) (2,4). O VDRL pode ser qualitativo (reagente ou não reagente) ou quantitivo (com a titulação de anticorpos descrita) (2).
O exame de VDRL é um exame de sangue que serve para identificar a doença e deve ser feito no início do pré-natal e repetido no 2º trimestre, mesmo que o resultado seja negativo, pois a doença pode estar na fase latente e é importante que o tratamento seja feito da mesma forma.
Na Sífilis Congênita Precoce, os sinais e sintomas surgem até os 2 anos de vida: baixo peso; coriza serossanguinolenta; obstrução nasal; prematuridade; osteocondrite; choro ao manuseio; pênfigo palmo- plantar; fissura peribucal; hepatoesplenomegalia; alterações respiratórias/pneumonia; icterícia; anemia geralmente ...
O tratamento da sífilis na gestação deve ser iniciado o mais rápido possível e normalmente é feito com Penicilina, da seguinte forma:
Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.
Verdade. Quem já teve a doença pode ter filhos, desde que a sífilis tenha sido tratada e os exames de sangue confirmem que o casal esteja curado. Mulheres que já tiveram sífilis podem engravidar, mas é preciso que o tratamento tenha sido feito corretamente e a doença esteja completamente curada.
Se o paciente fez o tratamento correto e se curou da sífilis, não há risco da doença voltar. Porém, é importante salientar que ter tido sífilis não gera imunidade, o que significa que uma pessoa pode se contaminar com o Treponema pallidum mais de uma vez na vida.
Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.
A doença volta a dar as caras entre seis semanas e seis meses após os machucados genitais sumirem. O infectado pode apresentar feridas pelo corpo, manchas vermelhas e, sobretudo, lesões na palma das mãos ou dos pés – sintomas que podem ser facilmente confundidos com uma alergia cutânea.
As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas ou pequenos caroços acastanhados que surgem na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo haver algumas vezes também descamação intensa da pele.
Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.
O. para afirmar se existe como clarear as manchas precisaria examinaria. geralmente após a resolução de lesões de pele pode ficar manchas escuras no local, chamado de hipercromia residual. melhora com uso de protetor solar e clareadores.
Outros sintomas que podem surgir são:
A complicação grave normalmente surge após muitos anos de convivência com a bactéria sem receber o tratamento adequado, o que leva ao aparecimento de sinais e sintomas como falência de memória, depressão, paralisias ou convulsões, de acordo com informação divulgada pela publicação especializada Science Alert.
Testes Imunológicos para a Sífilis. Este tipo de teste detecta anticorpos que o nosso organismo produz ao entrar em contato com T. pallidum. Embora o tempo para o seu surgimento varie de pessoa a pessoa, geralmente eles já podem ser detectados no sangue 10 dias após o aparecimento da úlcera sifilítica.