Oratória é a arte de falar em público de uma forma clara, objetiva e estruturada. ... O profissional que consegue dominar a oratória é capaz de persuadir e de transmitir credibilidade para as pessoas que o ouvem. Aquele que tem boa oratória tem grandes chances de se destacar no mercado.
Oratória significa falar bem para público. Retórica já tem uma definição um tanto diferente. Consiste em usar bem as palavras no sentido mais estrito que é voltado para o convencimento. ... Retórica se refere a como usamos a comunicação independente de ter público ou não.
Conclui-se que a oratória é peça fundamental na vida dos profissionais do Direito, e que a expressão oral e a forma mais objetiva para que possa alcançar o sucesso profissional visto que a fala aliada a capacidade intelectual é a maior ferramenta de trabalho do advogado, e que no decorrer de toda a história a oratória ...
De maneira simples, a oratória é a habilidade de falar em público de forma clara, objetiva, estruturada e definida. Também está ligada à eloquência, à capacidade de transmitir ideias de um jeito preciso e envolvente. Ela tem vários interesses: comunicar, entreter, influenciar ou mesmo convencer.
A habilidade de falar em público de forma clara e objetiva é cada vez mais necessária no mundo do trabalho. Para se sobressair no mundo do trabalho, não basta apenas ser eficiente na função. Hoje em dia, as exigências por qualificações diferentes se tornam ainda mais presentes.
De modo geral, os professores relataram que a Oratória e indispensável para todas as áreas de atuação profissional, permitindo-o enriquecer a comunicação entra as pessoas, adquirindo mais competências e fortalecendo o marketing pessoal do profissional.
Através de gestos, você pode passar mais informação do que imagina, já que eles também representam e reproduzem ideias. Para evitar gestos involuntários, você pode manter as mãos neutras — na região da cintura e peito — e interpretar o que for falar dando ênfase a alguma informação.
5 dicas para você gesticular em apresentações
Além de um discurso com conteúdo e slides bonitos, a linguagem corporal tem papel fundamental para cativar a atenção da plateia e dar credibilidade ao que você diz.
Dessa forma, mais do que o conteúdo em si, a linguagem corporal é responsável por transmitir as emoções e sensações que sentimos naquele momento, utilizando tanto os gestos, a postura do corpo, o tom de voz e a velocidade da nossa fala ou, até mesmo, a forma como andamos enquanto nos comunicamos.
Ele coloca as mãos na cintura ou nos bolsos frontais da calça quando conversa com você. Isso indica que ele quer te seduzir e conquistar comprovando virilidade. Se ele é um colega de trabalho e te cumprimenta com um aperto de mão firme, pode indicar que quer um maior contato físico com você e demonstrar confiança.