Essa tela foi batizada de Abaporu por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago". Nesse trabalho, é retratada uma figura humana sentada numa posição pensativa em uma paisagem árida e ensolarada.
Resposta. Resposta: Tem várias características entre elas são o uso regular de cores vivas;as formas geométricas com estilo cubista, além de influências do surrealismo na forma de suas pinturas.
Principais características de uma obra de arte: - Desperta algum tipo de sentimento e experiência sensorial no espectador. - É marcada por informações estéticas ou conceituais. - É realizada de forma manual. - Apresenta características da época ou do movimento artístico do qual o artista faz parte.
Obra de arte, trabalho artístico ou somente obra, é uma obra criada ou avaliada por sua função artística ao invés de prática. Por função artística, se entende a representação de um símbolo, do belo. Apesar de não ter isso como principal objetivo, uma obra de arte pode ter utilidade prática.
Sobre a Arte Clássica, é incorreto afirmar que: A A arte clássica se concentra amplamente em noções de elegância, harmonia e proporção. B A arte clássica ocidental não é baseada nas proporções e na perspectiva do corpo humano. C A arte clássica está presente em pinturas, esculturas e arquitetura.
Sobre o ensino de Arte no Brasil, é CORRETO afirmar: a) Ele é obrigatório pela LDB no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, porém no Ensino Médio ele deve atender à interdisciplinaridade e ser incluído na disciplina de Literatura, a cargo do professor de Língua e Literatura.
ERRADO. Como falado, ensino religioso escolar ajuda na promoção da diversidade religiosa entre os alunos. Nessa direção, é incorreto afirmar que existe uma tentativa de doutrinação religiosa nos alunos.
Embora o ensino religioso possa ser mais direcionado a uma religião específica, ele não visa doutrinar os estudantes ou convertê-los ao contexto. O objetivo é simplesmente repassar os ensinamentos das religiões cristãs, mas sem exigir que os alunos sigam tais fundamentos, respeitando as pluralidades religiosas e de fé.