mu·la·to to. 1. Que ou quem nasceu de mãe branca e pai negro ou de pai branco e mãe negra.
Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados pretos e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.
No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.
btd! Ao contemplar em seu estudo literário o fator raça, Sílvio Romero apela para a figura do mestiço como conseqüência das três raças – branco, negro e índio - responsáveis pela formação da população brasileira.
A miscigenação ou mestiçagem consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias. Assim, multirraciais ou mestiças são as pessoas que não são descendentes de uma única origem. Essas pessoas possuem características de cada uma das raças de que descendem.
Essa mistura de povos que forma a população brasileira é denominada de miscigenação ou mestiçagem. Porém, esse processo de miscigenação não ocorreu de forma equilibrada em todas as partes do Brasil. No Nordeste, por exemplo, havia um maior número de escravos, por causa dos engenhos e canaviais.
Em 1872, os pardos eram 38,3% da população, os brancos 38,1% e os pretos 19,7%....Comparação com os Estados Unidos.
Preto e pardo são dois dos cinco grupos de cor e raça definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isto junto com brancos, amarelos e indígenas. O termo preto toma como referência a ascendência oriunda de nativos da África.
Os “pardos” são caracterizados como mestiços (“métis”), enquanto os “ caboclos” seriam os indígenas (“indiens”). O censo de 1872 procede também a uma divisão geral da população em “livres” e “escravos”.
Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados./span>
Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas a partir de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias./span>
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água.
Modo de fazer: - Recolha os produtos naturais e coloque cada espécie separada em um recipiente com água; - Leve ao fogo e deixe ferver até que o líquido em que estão inseridos os produtos mude para uma tonalidade forte; - Deixe esfriar e transfira os pigmentos obtidos para formas individuais de acordo com a coloração.
Segundo ela, a tinta é extraída do jenipapo verde coado para retirar a massa. Depois disso, o líquido é misturado com o carvão. O procedimento leva aproximadamente uma hora. O desenho é colocado no corpo com um espinho./span>
Tem mais depois da publicidade ;) Comece preparando a têmpera de ovo: coloque a gema no copo descartável e acrescente volume igual de água, misture bem. Compondo a tinta: escolha uma cor de pigmento e acrescente a ele cerca de 10 gotas da têmpera de ovo (nosso veículo).
Seu principal uso é como suco, feito com a polpa de frutas maduras. Pode ser cozido com açúcar para produzir um xarope, utilizado em sobremesas e bebidas. O jenipapo tem poucas calorias e é fonte de vitaminas do complexo B, além de fibras, minerais e antioxidantes.
Todo ritual indígena é retratado no corpo na forma de pintura. É a expressão artística mais intensa dos índios. ... Além de proteger o corpo dos raios solares e das picadas de insetos, a ornamentação corporal é como se fosse uma segunda "pele" do indivíduo./span>
Segundo o dicionário4, grafismo é a “técnica que consiste na elaboração de traçados preparatórios para a escrita, desprovidos de qualquer significação. Modo de traçar uma linha, de desenhar”. E, “Maneira de escrever de alguém, considerada do ponto de vista da grafologia.