A fluoxetina foi comparavelmente eficazes para amitriptilina no tratamento de depressão maior com a ansiedade associada. Desde que a fluoxetina é muito melhor tolerado, é uma alternativa promissora para esta condição freqüente e incapacitante.
A fluoxetina pode ser oferecida gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, ou pode ser comprada mediante apresentação de prescrição médica, e retenção de uma via da receita pela farmácia.
A fluoxetina algumas vezes pode ser usada junto com outro antidepressivo, a olanzapina, para tratar a depressão maníaca causada pelo transtorno bipolar. Entenda melhor para que serve a olanzapina.
Ademais, a fluoxetina tem como função aumentar a serotonina do cérebro, ajudando a controlar os sintomas da depressão, ao paciente sentir-se melhor. Além disso, a fluoxetina é bem absorvida após administração oral e atinge a concentração máxima dentro de 6 a 8 horas.
Em um estudo científico recente, comparando-se os efeitos das medicação para depressão e ansiedade, ficou constatado que a paroxetina tem uma eficácia superior à fluoxetina e sertralina no tratamento da ansiedade e depressão.
“O efeito vem em duas, três ou até quatro semanas. Nos primeiros dias, o paciente acaba enfrentando uma piora inicial, por se tratar de um processo adaptativo”, diz Henrique.
A fluoxetina pode ajudar a emagrecer, devido ao seu efeito colateral de perda do apetite, o que pode ser um benefício na perda de peso em pessoas que sofrem de obesidade ou sobrepeso.
Todos os medicamentos foram mais eficazes que placebo para a medida agregada de sintomas internalizantes, para todos os domínios de sintomas e em pacientes de todas as categorias diagnósticas. Isso é importante porque vai ao encontro do mundo real, onde raramente os transtornos são encontrados de forma pura, como em alguns delineamentos de ensaios clínicos randomizados. Limitações do estudo incluem a moderada heterogeneidade encontrada na maioria dos resultados e o moderado risco de viés identificado na maioria dos ensaios.
Além disso, durante o tratamento com a fluoxetina deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas pois pode aumentar os efeitos colaterais, principalmente sonolência e tontura.
No entanto, não se aconselha a combinação do álcool com o tratamento com cloridrato de fluoxetina.
O nome comercial da fluoxetina é Prozac e é produzido pela Eli Lilly. Contudo, o composto está disponível como genérico dos seguintes laboratórios:
Assim como outros antidepressivos, a amitriptilina pode demorar até 4 semanas de tratamento para ter o efeito desejado e a alteração das doses ou a interrupção do tratamento devem ser feitas de acordo com a avaliação e orientação do médico.
É importante informar ao médico e ao farmacêutico todos os medicamentos ou produtos naturais que são utilizados, como suplementação de triptofano ou erva de São João, para evitar aumento do efeito da fluoxetina e aparecimento de efeitos colaterais.
Além disso, é contraindicado também para pacientes que estão utilizando outros inibidores da monoaminoxidase – IMAO (outra classe de antidepressivos), reversíveis ou não, como por exemplo, o sulfato de tranilcipromina, puro ou em associação e a moclobemida.
Segundo o psiquiatra diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, Henrique Bottura, o medicamento é indicado para o tratamento da ansiedade.
A melhora da enurese geralmente surge em poucos dias, no entanto, é importante manter o tratamento pelo tempo indicado pelo médico, para garantir que o problema não volta a surgir.
Não é uma combinação de medicações rotineiramente indicada. Seria muito mais recomendado manter somente fluoxetina ou somente citalopram (procimax) atingindo doses eficazes: fluoxetina pode ser aumentada até 80mg/dia e citalopram pode ser aumentado até 60mg/dia.
Fluoxetina é um antidepressivo indicado para o tratamento da depressão, ansiedade, bulimia nervosa ou transtorno obsessivo-compulsivo, pois impede a recaptação da serotonina, o que aumenta os níveis desse neurotransmissor no cérebro.
Concluiu-se que o citalopram foi tão eficaz como a fluoxetina, no tratamento da depressão unipolar. Citalopram mostrou um início mais precoce de recuperação do que a fluoxetina.
Em um estudo científico recente, comparando-se os efeitos das medicação para depressão e ansiedade, ficou constatado que a paroxetina tem uma eficácia superior à fluoxetina e sertralina no tratamento da ansiedade e depressão.
Não é uma combinação de medicações rotineiramente indicada. Seria muito mais recomendado manter somente fluoxetina ou somente citalopram (procimax) atingindo doses eficazes: fluoxetina pode ser aumentada até 80mg/dia e citalopram pode ser aumentado até 60mg/dia.
O desmame consiste em uma redução gradual da dose para minimizar os efeitos da descontinuação do remédio. Uma das estratégias é o uso da apresentação em gotas, que facilita a redução da dose ao longo de dias ou semanas. Lembre-se que esse processo tem que ser orientado e acompanhado pelo seu médico.