As tênias do cólon (fitas longitudinais) são três faixas de aproximadamente um centímetro de largura e que percorrem o intestino grosso em toda sua extensão. São mais evidentes no ceco e no cólon ascendente. Os haustros do cólon (saculações) são abaulamentos ampulares separados por sulcos transversais.
O intestino grosso apresenta as seguintes túnicas: - Mucosa: com epitélio cilíndrico simples. Possui mais células caliciformes que o intestino delgado e não apresenta vilos. Sua lâmina própria é de tecido conjuntivo com glândulas de Lieberkün. - Muscular da mucosa – células musculares lisas.
O intestino grosso tem como características externas bolsas que são denominadas haustros, possui também acúmulos de gordura que são os apêndices epiplóicos e por fim fitas de músculos lisos denominadas tênias cólicas. O ceco é a parte do intestino grosso que esta abaixo da entrada do íleo.
Reto. É a parte final do intestino grosso, e termina com o canal anal que se comunica com o exterior através do ânus, por onde são eliminados os resíduos fecais.
O intestino grosso é uma continuação do íleo, que se estende por 1 a 1,5 metros desde a junção ileocecal até o ânus. A maior parte do intestino grosso localiza-se dentro da cavidade abdominal, com a última porção na cavidade pélvica.
E o melhor disso: a maioria delas é totalmente natural e recomendada por médicos.
6 chás laxantes para combater a prisão de ventre