O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão (que durou de 1979 a 1989) e durante o governo dos também rebeldes mujahedins.
O Talibã chegaria ao poder em 1996, vitorioso na guerra civil entre grupos islâmicos que se seguiu à retirada soviética, em 1989; e instauraria um governo de terror, impondo a sharia: oprimindo mulheres, perseguindo minorias étnicas, promovendo expurgos e implodindo as estátuas dos Budas de Bamiyan, patrimônio da ...
Paquistão
Bin Laden detestava os modos ocidentalizados, perdulários, corruptos e "pouco islâmicos" da família real. Tinha como objetivo alijá-la do poder e implantar no país a semente do que sempre sonhou - o novo califado islâmico.
O Atentado ao USS Cole foi um ataque suicida feito contra o destroyer USS Cole (DDG 67) da Marinha dos Estados Unidos em 12 de outubro de 2000, enquanto este estava reabastecendo no porto de Áden, no Iêmen. Cerca de 17 marinheiros americanos foram mortos e outros 39 ficaram feridos.
Os Talibã surgiram como uma alternativa caracterizada pela predominância pachtun, o grupo étnico maioritário no país e pelo rigor religioso extremo, criando na população expectativas de que acabaria com o constante estado de guerra interno e com os abusos dos senhores da guerra.
Mohammed Omar
O atual governo inclui membros da Aliança do Norte, um grupo político formado por elementos de diferentes regiões e grupos étnicos nomeados pela Loya jirga - conselho ligado às antigas tradições afegãs, inicialmente constituído por membros da etnia Pashtun, majoritária, e atualmente formado por diferentes líderes ...
A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final de 2001, apoiado por aliados próximos. Os seus objetivos públicos eram desmantelar a Al-Qaeda, e negar-lhes uma base segura de operações no Afeganistão removendo o Talibã do poder.
Em 2003, a OTAN assumiu a liderança da ISAF . Uma parte das forças dos Estados Unidos no Afeganistão operavam sob o comando da OTAN; o restante permaneceu sob comando direto dos Estados Unidos. O líder talibã Mulá Omar reorganizou o movimento e, em 2003, lançou uma insurgência contra o governo e a ISAF.
Consequências. A Guerra do Afeganistão deixou marcas profundas na União Soviética. ... Em dez anos de guerra, os soviéticos tiveram aproximadamente cerca de 15 mil mortes. O saldo de mortos no lado afegão foi ainda mais dramático, já que, de 1979 a 1989, aproximadamente 1 milhão de pessoas morreram.
24 de dezembro de 1979 – 15 de fevereiro de 1989
Afeganistão
A eleição presidencial afegã de 2004 foi realizada em 9 de outubro daquele ano. Hamid Karzai venceu as eleições com 55,4% dos votos e três vezes mais votos do que qualquer outro candidato. Doze candidatos receberam menos de 1% dos votos.
De acordo com a CNN, o governo norte-americano reportou que tinham morrido 139 militares americanos em combate até 1 de Maio. No mesmo período morreram 33 britânicos.
Cerca de 120 000 soldados americanos morreram (a maioria devido a doenças). Após a guerra, milhões foram desmobilizados.
Durante seus seis turnos de serviço no Iraque, Chris foi baleado duas vezes e sobreviveu a seis explosões de artefato explosivo improvisado. Em registro, ele acumulou 160 mortes, de 255 prováveis. Estes números são baseados nos relatórios de combate enviados ao alto comando no final das missões.
Lista de guerras por número de mortos superior a 10 milhões
Segunda Guerra Mundial
Nesses termos, pode se referir à: Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Terceira Guerra Mundial (hipotética e futura ou a Guerra Fria)
Estima-se as vítimas alemãs no Dia D entre 4 a 9 mil homens. No lado Aliado, as vítimas ascenderam a 10 mil, com 4 414 mortos confirmados.
4.
O desembarque aliado de 6 de junho de 1944 - a chamada "Operação Netuno" - foi o maior da história em termos de navios envolvidos. Ao fim do dia, mais de 200.
O Dia D foi uma operação militar que aconteceu em 6 de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial, em que os Aliados organizaram um grande esforço militar e desembarcaram suas tropas na Normandia, região do norte da França dominada pelos nazistas.
O dia 6 de junho de 1944 entrou para a História como o Dia D. Foi quando soldados dos Aliados desembarcaram nas praias da Normandia para a grande ofensiva contra as tropas nazistas. Durante anos, a decisão por uma grande ofensiva através do Canal da Mancha foi motivo de fortes controvérsias entre os Aliados.
A campanha durou quase 90 dias e custou a morte de 445 mil pessoas (entre soldados e civis) até a chegada dos aliados a Paris, em agosto.
A maior invasão anfíbia da história ocorreu no dia 6 de junho de 1944. Há 75 anos, mais de 150 mil soldados aliados desembarcaram na França para expulsar as forças nazistas. Mais de 4 mil soldados foram mortos ou feridos na praia de Omaha.