As células musculares são unidas entre si através das suas extremidades por meio de junções especializadas dominadas discos intercalares, cuja função é dar uma propagação rápida e sincronizada às contrações do músculo cardíaco.
O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio.
Os tecidos condutores garantem o transporte de substância pelo corpo do vegetal. Esses tecidos podem ser classificados em dois tipos: xilema e floema. Os tecidos condutores são os tecidos vegetais que apresentam como função primordial conduzir água e outras substâncias para todo o corpo da planta.
Os elementos de vaso são células do xilema que apresentam perfurações. São encontrados em angiospermas e algumas gimnospermas. O xilema e o floema são considerados tecidos complexos por serem formados por diversos tipos celulares.
Assim como os animais, as plantas apresentam conjuntos de células especializadas na realização de determinadas funções: os tecidos. O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
O único grupo que apresenta essa característica é o das briófitas, como por exemplo, o musgo.
briófitas
As briófitas são plantas que não apresentam vasos condutores (xilema e floema). Em virtude da dificuldade de transporte de substâncias, essas plantas tornam-se incapazes de atingir grande porte.
angiospermas
oosfera
angiospermas
Angiospermas
gimnospermas