Os 4 A’s são ferramentas pensadas e utilizadas para criar, alavancar ou otimizar suas campanhas de marketing. Sejam campanhas comerciais ou digitais, com os 4A’s é possível trabalhar de maneira muito mais assertiva e pensada. Isso porque a ferramenta amplia a visão estratégica das ações publicitarias de maneira que alcancem seu sucesso.
Se você se posicionar bem, você consegue se destacar. E isso é o melhor caminho para desenvolver um diferencial competitivo. Construir um espaço único na mente das pessoas é oque vai fazer com que sua marca não seja substituída pelos concorrentes.
A ideia dessa nova conceituação também é complementar os termos originais, principalmente englobando um marketing holístico, como o de relacionamento (pessoas), o marketing interno (processos), o integrado (programas) e de performance (performance).
Do ponto de vista da praça, a empresa investe tanto em canais de venda online como offline. No entanto, a construção de um ambiente ímpar nas Apple Stores reforça a experiência imersiva com a marca.
Resumidamente, a análise prévia permite que as decisões sejam realizadas com maior assertividade na elaboração das estratégias visando o desenvolvimento de um bom plano de ação. É também no momento de análise que deve ser utilizada parta definir um objetivo de campanha.
Por isso, então, aqui estão os canais de distribuição, ou seja, os caminhos que o produto vai percorrer até chegar às mãos do comprador. Muitas vezes, sua receita cresce quando você amplia a praça.
Os 4 As do marketing, como falamos anteriormente, são um conjunto de atividades que variam desde planejamento até a execução e avaliação do lançamento de uma campanha de marketing. O seu objetivo é entender melhor todos os fatores que podem influenciar no sucesso da campanha e assim realizar o melhor trabalho possível.
Após analisar possíveis fatores que poderão impactar na performance de uma campanha, é importante adequar as estratégias definidas aos tipos de produtos e serviços de sua empresa. Por exemplo, se o objetivo é realizar uma campanha de Natal, é necessário que as embalagens sejam modificadas e estejam adequadas a essa demanda.
No entanto, precificar um produto não é uma tarefa tão fácil como parece. É preciso levar em conta muitos fatores, como custos de produção e de logística, rentabilidade do negócio, gastos com divulgação, taxas e impostos, preço da concorrência, entre outros.
Considerando isso, não há como não defini-lo. Esse é o primeiro — mas não único — momento em que as pesquisas de mercado entram em cena, no entanto, com um propósito mais delimitado.
O foco aqui é encontrar maneiras de divulgação do produto, ou seja, promovê-lo. Para tanto, é necessário ter em mente não só os interesses da marca, mas também o contexto do mercado.
Isso fez com que a empresa se popularizar. Mas não só por isso. O fator produto também é algo indiscutível: catálogo gigantesco com inúmeros álbuns, músicas e podcasts, além da grande personalização da experiência baseada em inteligência artificial.
E fechando os Ps, a promoção se baseia fortemente na criação de expectativa e antecipação. A marca lança informação sempre por etapas e faz anúncios em grandes eventos para gerar buzz online.
Mas como entendê-los? O que cada um influencia dentro de um negócio? Como aplicá-la dentro da sua empresa? Quais são as empresas que sabem usar e estruturar muito bem esse conceito? A seguir, iremos responder essas e outras dúvidas. Boa leitura!
Erico Rocha é, segundo a InfoMoney, o principal especialista de Marketing Digital para pequenos negócios online do Brasil. Seu canal de YouTube é indiscutivelmente um dos maiores canais focados em Empreendedorismo Digital do país em número de assinantes e suas postagens alcançam milhões de pessoas segundo o Facebook a cada semana. Erico ama Empreendedorismo e acredita que esse tem a força necessária para mudar o Brasil.
Por exemplo, estamos falando de um nicho sazonal? Quais são os melhores canais para seu tipo de negócio? Como a concorrência direta atua? Qual é sua fatia? Como isso influencia sua empresa?
Depois disso, é hora de definir como você deseja ser percebido e comunicar isso de forma clara e objetiva, sempre utilizando benefícios e vantagens específicas do seu serviço ou produto. Aqui o tom de voz e a linguagem da voz é fundamental para reforçar o marketing que se busca.
A estratégia dos 4 As do marketing foi desenvolvida por Raimar Richer, um dos especialistas pioneiros na área do marketing no Brasil. O maior diferencial é a adaptação a realidade do nosso país, portanto, pode fornecer uma grande ajuda na hora de alancar e alcançar bons resultados em vendas.
Criado por Raimar Richers, é um modelo que envolve as funções básicas de uma Gestão de Marketing, para ele essas funções se dividiram em 4 fases: Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação, esse modelo foi batizado por ele de Sistema Integrado de Marketing, e mais para frente ficou conhecido como os 4 A's do Marketing.
Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
A importância dos 4Cs Consequentemente, isso significa tomar ações que antecipem essas necessidades e estar sempre a frente de seus concorrentes. Além disso,utilizar a estratégia dos 4 Cs exige maior comunicação entre os setores da empresa, de modo que haja maior troca de informações dentro da empresa.
O mix de marketing (ou composto de marketing) é um conjunto de elementos que representam as atividades abraçadas pelo marketing. Seu principal objetivo é gerar o desejo de compra no consumidor. Na conceituação mais conhecida, baseia-se nos 4Ps de marketing: produto, preço, praça e promoção.
Os 4 Ps do Marketing servem para colocar a marca no mercado, de acordo com o posicionamento que deseja alcançar. Portanto, as definições de Preço, Produto, Praça e Promoção são responsáveis por transmitir esse posicionamento ao público-alvo e consolidar a imagem da marca na mente dos consumidores.
Os 4 Cs: foco no cliente
Os 4 ps do marketing são um conceito que resume os quatro pilares fundamentais para uma estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção. Segundo a teoria, os conceitos devem ser considerados no momento de realizar o planejamento estratégico e executar as ações.
Como se constrói um brand equity?
Estratégia de marketing digital: Invista no site. Sua empresa precisa ter um site otimizado para que o público possa encontrá-lo facilmente na internet. Para isso, ele precisa ser responsivo, ter uma programação de qualidade e possuir conteúdos otimizados e relevantes. Além disso, o visual é muito importante.
A proposta do Marketing de Oportunidade é atrelar um produto, serviço, marca ou empresa a algum elemento de destaque da atualidade. É, portanto, uma maneira interessante de trazer atenção para o negócio, promover suas ideias e aumentar o engajamento dos consumidores.