Fontes escritas: são documentos textuais, como cartas, testamentos, livros, jornais e etc. Fontes não escritas: em geral, objetos, utensílios de pedra, cerâmica, madeira, vidro. Fontes áudio-visuais e orais: produções cinematográficas, fotografias, música, gravações de depoimentos.
O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
Resposta. As fontes históricas são as evidencias do passado que contribuem com o historiador a ampliar investigações históricas.
A ampliação da noção de fontes se caracteriza, principalmente, pela aceitação, por parte dos profissionais da história, de que certos materiais poderiam revelar também diferentes traços sobre o passado da humanidade. ... Isso ampliou a noção de história, já que garantiu que vários aspectos pudessem ser alcançados.
Para Kossoy (2002), é justamente pela materialidade e pela representação a partir do real da imagem fotográfica que ela serve como documento real, isto é, como fonte histórica.
Resposta. As fontes históricas são de muítissima importância para os historiadores , por que? Elas trazem provas,documentos oficiais,que podem ser vistos como pinturas,fotografias,documentos escritos e vestígios materiais. O que facilita e muito a pesquisa do historiador.