As Figuras de Linguagem são expressões da língua portuguesa. ... Neste artigo explicaremos um pouco melhor a Figuras de Som ou Harmonia, que são associações à sonoridade das palavras. A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia.
Esse recurso é muito utilizado para criar efeitos de sentido no texto, que são chamados de figuras sonoras, ou seja, são recursos que exploram os sons para produzir significados. As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.
O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso. Para entender melhor essa diferença veja os exemplos abaixo: Dormir e acordar está difícil. (antítese)
Elipse e Zeugma Ela é considerada um tipo de elipse. A diferença entre elas consiste na identificação do termo na frase. Ou seja, na elipse, o termo pode ser identificado pelo contexto, ou mesmo, pela gramática. Mas, na elipse esses termos não foram mencionados anteriormente.
Uma órbita elíptica ocorre quando uma órbita circular é interrompida por forças, como a gravidade de objetos próximos, e segue um caminho relativamente estável, mas não circular. Por milhares de anos, os cientistas acreditaram que os planetas do Sistema Solar seguiam órbitas circulares com o Sol no centro.
Uma órbita elíptica, em astrodinâmica ou mecânica celeste, é uma órbita Kepler, com uma excentricidade orbital menor que 1. ... De um ponto de vista bem específico, é uma órbita Kepler com excentricidade maior que 0 e menor que 1 (excluindo assim, a órbita circular).
A translação é o movimento elíptico que a Terra executa ao redor do sol, com uma duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos em uma velocidade de 107.
A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.
"O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer 'perto do Sol') é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro", disse à BBC Mundo Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das ...
A distância entre a Terra e o Sol no periélio é de aproximadamente 147,1 milhões de quilômetros. ... Isto ocorre uma vez por ano, por volta de catorze dias após o solstício de dezembro, próximo do dia 4 de janeiro.
Em astronomia, o periélio (ou perélio), que vem de peri (à volta, perto) e hélio (Sol), é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, planetóide, asteróide ou cometa, que está mais próximo do Sol. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação de toda a sua órbita.
Quando os planetas aproximam-se do periélio, sua velocidade e energia cinética aumentam. Ao se aproximarem do afélio, sua energia potencial gravitacional aumenta, e sua velocidade orbital diminui. Ao aproximar-se do Sol, a velocidade orbital dos planetas tende a aumentar.
translação
A terceira lei de Kepler afirma que o quadrado do período orbital (T²) de um planeta é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol (R³). ... O raio médio da órbita, utilizado no cálculo da terceira lei de Kepler, é dado pela média entre os raios máximo e mínimo.