Quando dizemos que estamos tensos, cansados, fadigados, com muita energia ou vitalidade estamos falando de emoções fundo. Muitas vezes estas emoções são difíceis de serem percebidas pelo fato de constituírem um estado mais contínuo na pessoa e estarem mais relacionadas com o mundo interno do que com o mundo externo.
As emoções secundárias também podem ser chamadas de sociais ou adquiridas. Estas são impostas por heranças familiares e por convenções sociais, religiosas, culturais e econômicas. Para que você entenda melhor, saiba que sentimentos como ciúme, orgulho, vaidade, vergonha e culpa são alguns exemplos.
Conheça as 5 emoções universais. Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
As 6 emoções básicas: características e funções. ... Entre elas as mais relevantes são as emoções básicas: surpresa, nojo, medo, alegria, tristeza e raiva. Essas emoções básicas aparecem durante o desenvolvimento de qualquer pessoa independentemente do contexto em que esteja.
As emoções trazem significados e conexões para nossa vida. Elas servem como uma forma de comunicação entre as pessoas. Há seis emoções básicas: as emoções agradáveis (amor e alegria) e as emoções desagradáveis (tristeza, raiva, medo e nojo). ... A raiva permite a proteção e defesa da família e de si mesmo.
Como lidar com as emoções?
Veja a seguir o que fazer, segundo o site Health.com.
5 dicas de como desligar-se emocionalmente
Dicas
O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.