Para renovar o documento, basta o agricultor ir até um órgão autorizado, que pode ser o escritório da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural mais próximo (Emater) ou os sindicatos de representação da agricultura familiar.
É o documento que identifica os Agricultores Familiares e/ ou suas formas associativas organizadas em pessoa jurídica (associações e cooperativas) , aptos a realizarem operações de crédito rural ao amparo do PRONAF, e para acesso às políticas publicas federais, estaduais e municipais (PAA – Programa de Aquisição de ...
A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é o passaporte para que agricultores e agricultoras familiares tenham acesso às políticas públicas do Governo Federal.
Financiamento para custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, visando à geração de renda e à melhora do uso da mão de obra familiar.
Com o Pronaf Custeio você pode adquirir sementes, fertilizantes, defensivos, vacinas, ração e outros itens necessários para o dia a dia da sua produção, seja ela agrícola ou pecuária. Esta linha de crédito é direcionada para produtores de agricultura familiar.
Para acessar o crédito o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), primeiro, o produtor tem que definir se deseja recursos para custeio ou investimento. Os valores de custeio são destinados à compra de insumos e demais itens para atividade normal da produção – agrícola ou pecuária.
Basta o agricultor ir até um órgão emissor autorizado, que são as empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural e os sindicatos de trabalhadores rurais. É necessário ter em mãos a carteira de identidade e o CPF. No caso das pessoas casadas, devem ser apresentados os documentos do cônjuge.
O pequeno produtor rural beneficiário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) poderá, na safra 2020/21, ter acesso também a créditos destinados por meio do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
Juros maiores, carência menor Os empréstimos já concedidos pelo Pronampe têm taxa de juros anual igual à Selic, mais 1,25 ponto percentual ao ano. Os financiamentos têm prazo de 36 meses.
Taxa de Juros: Juros a partir de 7,75% ao ano.
Com o crédito Investimento Caixa PRONAMP, produtor rural que é pecuarista pode financiar a implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e a realização de serviços relacionados à melhoria da atividade pecuária na propriedade, além de viabilizar a aquisição de bens ou serviços cuja utilização se ...
Confira o limite de crédito de cada banco na segunda fase do Pronampe: