As células mesenquimatosas são células tronco adultas, pertencentes ao mesênquima, um tecido embrionário. Sua principal função é a regeneração dos tecidos.
As células-tronco são células progenitoras indiferenciadas que apresentam características peculiares, dentre elas, podemos destacar a alta taxa de proliferação em cultura, capacidade de autorrenovação e potencial de diferenciação em inúmeros tecidos.
Quando um espermatozóide penetra no óvulo, iniciando a fecundação, o DNA do pai liga-se ao DNA da mãe, e juntos vão formar uma nova célula (zigoto), que através de suas divisões formará um novo ser humano. Esta primeira célula, é indiferenciada sem qualquer característica tecidual definida, e se chama célula-tronco.
As divisões celulares também possibilitam a regeneração de alguns órgãos, como o fígado. No caso dos organismos unicelulares, a divisão celular origina outras células responsáveis pela geração e crescimento de uma colônia.
Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.