A análise de implicações traz para o campo da análise sentimentos, percepções, ações, acontecimentos até então considerados negativos, estranhos, como desvios e erros que impediriam uma pesquisa/intervenção de ser bem sucedida.
A Psicologia Institucional é o termo usado para designar a abordagem da psicologia nas instituições, fundamentada no referencial psicanalítico. Surgiu na Argentina na década de 60 e difundiu-se no Brasil através do estado de Rio Grande do Sul.
O conceito de sobreimplicação, que permite uma melhor compreensão do conceito de implicação, poderia ser definido como uma impossibilidade de analisar a implicação. ... O fato de o pesquisador achar que a escola é desejável, torna seu trabalho de análise particularmente complicado.
Análise Institucional ou Socioanálise Trata-se de uma análise sustentada pelo coletivo, que assume a tarefa de pesquisar, questionar e analisar a história, os objetivos, a estrutura e o funcionamento da organização, além dos dispositivos, práticas e agentes grupais.
adjetivo Capaz de instituir, de estabelecer, fundar algo novo; instituidor, fundador: poder instituinte do judiciário. Que tem poder para designar ou nomear alguém; designante. Etimologia (origem da palavra instituinte). Instituir + nte.
Autoanálise: conjunto de esforços sistemáticos de uma pessoa visando à compreensão de sua própria personalidade, sem recorrer à ajuda de outrem. Autogestão: gerenciamento de uma empresa pelos próprios empregados, que são representados por uma direção ou por um conselho gestor.
Autogestão é a administração de um organismo pelos seus participantes, em regime de democracia direta. Em autogestão, não há a figura do patrão, mas todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições. Em geral, os trabalhadores são os proprietários da empresa autogestionada.
Análise que um indivíduo faz a si próprio. Plural: auto-análises. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoanálise. ... Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoanálise.
Para os institucionalistas a sociedade deve ser vista como um "tecido de instituições que se interpenetram e se articulam entre si para regular a produção e a reprodução da vida humana sobre a terra e a relação entre os homens" (Baremblitt. 1996, p. 29).
Institucionalismo é o enfoque dado pelas Ciências Sociais para explicação da sociedade através de suas instituições. O estudo das sociedades pode ser feito através de diferentes abordagens. ... Essa explicação tem como foco a ação e influência de instituições formais e informais na vida humana.
Atravessamento significa que qual- quer instituição é sempre atravessada por outras instituições, introduzindo suas dinâ- micas e práticas. ... Transversalidade significa que a instituição é, também, o lugar da criação de agrupamen- tos que se integram no sistema para lutar contra esses atravessamentos(2).
A teoria institucional procura explicar a estrutura e o funcionamento das organizações como uma realidade socialmente construída. Sob esse prisma, elas são vistas como um ente que atua em função de regras, procedimentos, crenças e valores predominantes em determinado contexto.
Embora pouco difundida no Brasil, a teoria da ecologia organizacional apresenta importantes considerações acerca da forma como as organizações se comportam perante as mudanças provocadas no ambiente em que estão inseridas, permitindo analisar não só a atuação conjunta das organizações como também o modo como elas ...
O isomorfismo coercitivo é representado por pressões formais ou informais por conformidade advinda das expectativas culturais do contexto institucional ou da condição de dependência entre organizações. Estas pressões podem se manifestar por meio de coerção, persuasão, alianças e coalizões.
Por fim, mas não menos importante, o isomorfismo mimético que está baseado nas incertezas vindas do ambiente e na observação e imitação de características antes alheias à organização baseadas em organizações tidas como de sucesso. Destarte, isomorfismo é o conceito que melhor captura a idéia de homogeneização.
Isomorfismo Normativo: Praticas modernas e eficazes são implementadas por organizações para atender padrões considerados por parceiros e clientes como uma provação de qualidade.
Como se autoavaliar?
Faça uma auto avaliação verdadeiramente sincera. Reflita e faça perguntas poderosas a si mesmo. Reflita sobre seus pontos fortes e quais precisam de melhoria. Identifique sentimentos e emoções negativas Suspenda todo e qualquer tipo de julgamento.
Somos pessoas, todas diferentes e únicas. Por esse motivo temos certos tipos de comportamentos definidos, uma personalidade concreta, e um interior muito significativo que mostra quem somos. Contudo, a verdade é que quem o faz, fala mais de si mesmo do que dos outros. ...
Mais do que interpretar, ler é compreender a mensagem que estes sinais nos transmitem. Moacir Gadotti diz: “ler é ver o que está escrito, interpretar por meio da leitura, decifrar, compreender o que está escondido por um sinal exterior, descobrir, tomar conhecimento do texto da leitura.