O carbúnculo sintomático é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Clostridium chauvoei. Causa inflamação nos músculos, toxemia grave e alta mortalidade, é de extrema importância devido às grandes perdas econômicas que ocorrem nas criações bovinas.
Pode-se vacinar a partir de 3-4 meses de idade, embora na prática eles sejam vacinados aos 6 meses, com um reforço aos 12 meses. Em áreas de alto risco de ocorrência da doença, recomenda-se vacinar os bezerros a cada 6 meses, até a idade de 2 anos.
Os sinais clínicos iniciam em geral em 7 a 15 dias após a infecção do animal (BARROS et al. 2006). Os principais sinais clínicos apresentados pelos animais são: rigidez mandibular, tropeços durante caminhada, prolapso de terceira pálpebra, orelhas eretas, timpanismo e rigidez dos membros (BARBOSA et al.
Ao fazer uma injeção (seja ela intramuscular ou subcutânea), a agulha atravessa tecidos vascularizados, ou seja, que contém vasos sanguíneos. Então a agulha gera lesão, rompimento dos vasos. Isso leva ao extravasamento de sangue. Pode-se dizer que sempre haverá algum sangramento.
A injeção pode ser mensal ou trimestral, e deve ser aplicada na região glútea. Para os anticoncepcionais mensais, as vantagens e desvantagens são as mesmas da pílula anticoncepcional.
Preço médio: R$ 23* (mensal); R$ 28* (trimestral).