As cores complementares são as cores que se encontram no círculo cromático em posições exatamente opostas. Essas tonalidades de cores são as que possuem maior contrastes entre si. O círculo cromático é composto por cores primárias, secundárias e terciárias.
Cor primária é uma cor que não pode ser decomposta em outras cores. ... Quando duas cores primárias são misturadas, produz-se o que se conhece como cor secundária, e ao se misturar uma cor secundária com uma primária surge uma cor terciária.
É simples assim, são cores posicionadas lado a lado no círculo e que tenham bases comuns. Misturar cores parecidas proporciona um efeito de degradê e com pouco contraste, o que pode deixar o ambiente sofisticado e jovem. É uma ótima forma de utilizar cores quando se tem receio de deixar o ambiente muito colorido.
A Bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelas brancas e uma faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso" em verde. O atual modelo é utilizado desde 19 de novembro de 1889 e foi modificado pela última vez através da Lei nº 8.
Para não criar um visual cansativo (já que estamos falando de um tom marcante de azul), o ideal é combiná-lo com cores neutras, como cinza, branco, bege e off-white.
As cores que combinam com roxo são: laranja, cinza, branco, azul, amarelo e o lilás. Uma dica para facilitar a combinação entre as cores é optar por tons neutros para equilibrar o visual. Se você deseja utilizar a cor roxa na decoração, procure elementos para contrastar e suavizar dentro do ambiente.
Amarelo + vermelho = laranja. Vermelho + azul = roxo ou violeta.
Lavanda e tons pastel Por estar em combinação com outras cores leves, toda a produção ganha uma estética ensolarada e, ainda assim, fácil de compor. Afinal, qualquer tom pastel harmoniza perfeitamente com o lavanda, seja versões frias como o azul ou até mesmo quentes como o amarelo.