O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. De modo geral, ele representa a rede de comunicações do organismo.
Anatomia do Sistema Nervoso Central. O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e medula espinhal. Podemos dizer que ele localiza-se dentro do esqueleto axial, mesmo que alguns nervos penetrem no crânio ou na coluna vertebral. O Sistema Nervoso Central é protegido por partes ósseas.
O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso. O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
O sistema nervoso periférico é a parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que está relacionada com a transmissão de informações para o SNC e para órgãos periféricos.
Ele é uma das divisões do Sistema Nervoso, que anatomicamente, é dividido em: Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.
O sistema nervoso periférico se refere às partes do sistema nervoso que estão fora do sistema nervoso central, isto é, fora do cérebro e da medula espinhal. Por isso, o sistema nervoso periférico inclui: Os nervos que conectam a cabeça, a face, os olhos, o nariz, os músculos e os ouvidos ao cérebro (nervos cranianos)
Lesões nervosas periféricas são agressões aos nervos causadas por agentes mecânicos, químicos ou físicos, ocasionando consequências ao indivíduo.
A lesão aguda tem como característica a perda da sua função normal, e isso depende do tipo de nervo lesado (motor ou sensorial) e do local da lesão. Caso o comprometimento seja muscular os sintomas podem ser fraqueza ou paralisia. Se o comprometimento for sensorial, os sintomas podem ser a parestesia e a dor.
A lesão nervosa pode ser classificada em três tipos: Neuropraxia – bloqueio fisiológico de condução nervosa num [dentro de um] axônio, sem nenhuma interrupção anatômica.
Índice
Doenças neurodegenerativas como mal de Alzheimer, distrofia muscular e esclerose múltipla não têm cura, mas elas podem ser tratadas. Saiba mais sobre. Doenças neurológicas degenerativas são os distúrbios que afetam o sistema nervoso, que é composto pelo cérebro, pela medula espinhal e pelos nervos.
Doenças do sistema nervoso central. Estes incluem a meningite e a encefalite. Estas podem ser origem bacteriana ou viral e podem frequentemente ser risco de vida. A poliomielite é uma outra infecção do sistema nervoso central.
Quais são as 6 doenças respiratórias mais comuns?
Doenças respiratórias crônicas são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A maioria dessas doenças são preveníveis e incluem a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Representam um dos maiores problemas de saúde mundial.
As doenças respiratórias são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração. Algumas dessas doenças são genéticas, enquanto outras são causadas pelo estilo de vida ou fatores ambientais. As mais comuns incluem asma, bronquite, enfisema, tuberculose e sinusite.
Fatores que podem causar doenças respiratórias
Principais sintomas
13 dicas que funcionam de verdade para evitar problemas respiratórios
O tratamento de doenças respiratórias depende do seu tipo, severidade e estado geral do paciente. Vacinação pode prevenir algumas doenças respiratórias. Alguns dos tratamentos mais freqüentemente usados para doenças respiratórias são: * Medicamentos como antibióticos, corticosteróides e broncodilatadores.
Alguns medicamentos que poderão ser indicados pelo médico são os broncodilatadores e os corticoides. Além disso, parar de fumar e reduzir a inalação de agentes químicos evitam que essas doenças piorem.
Sintomas de Bronquite
Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento