Classificar sintaticamente os termos de uma oração é indicar a função sintática dos termos de uma oração. Por exemplo, dizer que termo é sujeito, predicado, objeto, predicativo, adjunto, complemento nominal, etc. Veja alguns exemplos de funções sintática em uma oração: "Nosso filho achou a escola boa."
Para classificar sintaticamente as palavras de uma oração, por exemplo, você deve designar a função sintática dos termos da oração, como, por exemplo, se o termo é sujeito, verbo, substantivo, predicado, etc.
São classificados em: Termos essenciais (sujeito e predicado) Termos integrantes (complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva) Termos acessórios (adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo)
verbo transitivo direto Reunir em classes e nos grupos respectivos, segundo um sistema ou método: classificar algo em ordem alfabética. [Biologia] Determinar a classe, ordem, família, gênero e espécie de: classificar animais, insetos.
As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. O sujeito é o termo da frase que concorda com o verbo em número e pessoa. ... É normalmente o "ser de quem se declara algo", "o tema do que se vai comunicar".
Na estrutura da oração, o sujeito é o elemento que estabelece a concordância com o verbo. Por sua vez, o predicado é tudo aquilo que se diz sobre o sujeito. Para fixar! Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa.
As interjeições constituem uma classe de palavras cuja função é a de expressar surpresa, susto, hesitação, alegria etc. por parte do emissor do enunciado, além disso podem ser utilizadas também para chamar a atenção do interlocutor do texto.
Quando designa alegria, pode ser substituída pelas interjeições: eh, oba, viva.
Pedido de Auxílio: Socorro!, Aqui!, Piedade! Saudação, Chamamento ou Invocação: Salve!, Viva!, Adeus!, Olá!, Alô!, Ei!, Tchau!, Ô, Ó, Psiu!, Socorro!, Valha-me, Deus!
A interjeição é uma palavra invariável (não sofre variação em gênero, número e grau) que representa um recurso da linguagem afetiva. Ela expressa sentimentos, sensações, estados de espírito, sendo sempre acompanhadas de um ponto de exclamação (!). ... Ai!), por palavras (Droga! Psiu!