Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, entre outros).
O procedimento para o controle de ratos
Além do prejuízo econômico, os ratos são responsáveis, ainda, pela transmissão de várias doenças, como leptospirose, peste, tifo murino, salmoneloses, febre da mordedura, triquinelose, etc. Para um controle eficaz dos roedores é necessário identificar corretamente a espécie e conhecer suas características e hábitos.
Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.
Para evitar ratos, a Prefeitura recomenda a limpeza dos terrenos e não acumular lixo. Quem tiver denúncias sobre esse tipo de problema pode ligar no 156.
Além das blitze programadas, a fiscalização também pode ser feita por denúncia, que podem ser feitas pelo telefone disque-denúncia da Vigilância Sanitária do Estado. A ligação é gratuita.
Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal ( está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo. A iniciativa está voltada ao relato de informações sobre maus-tratos a animais domésticos.
Se o animal estiver a fazer qualquer tipo de ruído entre as 23h da noite e as 7h da manhã, os vizinhos que se sintam incomodados podem pedir às autoridades policiais para “ordenar à pessoa ou pessoas responsáveis pelo animal a adopção das medidas adequadas para fazer cessar, de imediato, o ruído produzido”.
Se você precisa entrar em contato direto com a Luísa Mell, ligue para o seu número de telefone ou celular, mande um e-mail, uma carta, ou uma mensagem via Whatsapp (zapzap), Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat entre outros.
Vá a feiras de adoção Levar em feiras de adoção é a forma mais rápida e eficaz de doar um animal. Entre em contato com os organizadores das feiras e peça para abrir um espaço para você levar o animal. Lembramos que, para isso, ele precisa estar castrado, vacinado e vermifugado!
Para postar um anúncio de adoção de cão ou gato no site, envie para o email: [email protected] os dados sobre o cão ou gato que está doando. Dados: Nome: (dê nome para melhor identificação no site) Contato para adoção: (Seu nome, e-mail e telefone)
1 - Coloque em PRIMEIRO LUGAR a CIDADE e BAIRRO (não adianta dizer - largaram na minha rua/vizinha/escola - as pessoas NÃO sabem ONDE é a sua casa!); 2 - NÃO coloque o ENDEREÇO [os mal-intencionados podem largar mais bichos lá!] 5 - Informe se está CASTRADO[A].
Se você tiver que vender um animal de estimação, é bom saber como montar um anúncio eficaz....Escreva a descrição.
Lá é claro, é proibido vender filhotes no Facebook e Instagram. O Facebook tem um dono e ao ter uma conta lá, esse espaço de fato não é seu, você apenas utiliza um espaço cedido e que pode ser retirado a qualquer momento pelo dono do espaço.