Simbiose é uma relação mutualmente vantajosa, na qual, dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por esta associação. Um bom exemplo deste tipo de simbiose é o processo que ocorre dentro do sistema digestório de animais como os ruminantes.
É uma relação ecológica classificada como harmônica (pois não traz prejuízo a nenhum dos envolvidos), esta relação denomina-se inquilinismo,mas quando ocorre com as plantas chamamos de epitifismo. ... Exemplo: uma bromélia (planta) que fixa-se em uma árvore, ela não causa prejuízo à árvore e protege-se dos predadores.
Ao contrário do que muitos imaginam, as bromélias não são plantas parasitas, pois não se alimentam das plantas onde se crescem. Na verdade, elas são plantas epífitas, ou seja, usam outras plantas apenas como suporte, para receberem maior luminosidade.
As plantas epífitas vivem sobre outras plantas, mas não possuem hábitos parasitas, não retirando, portanto, nutrientes daquela que lhe fornece apoio.
As plantas aquáticas são cada vez mais utilizadas em decorações de casas para dar mais beleza aos ambientes. Conhecidas como hidrófitas, vivem em locais bastante úmidos ou aquáticos contando com espécies submersas e flutuantes. O tamanho e presença de flores podem ser bem diferentes.
As plantas epífitas, como bromélias que costumam usar as árvores como mero suporte para obter mais luz, umidade e nutrição, não roubam, de forma alguma, nutrientes ou água da árvore. E não são parasitas.
Resposta: Não, pois elas usam as árvores como mero suporte para obter luz, umidade e nutrição, não roubam nutrientes ou água da árvore.
Essas plantas preferem clima úmido e áreas de meia-luz. As bromélias têm caule reduzido e folhas longas, estreitas e curvas. Em geral, as folhas são serreadas, espinhosas e dispostas em camadas circulares, como uma roseta. Por isso, essas plantas têm grande capacidade de armazenar água, até mesmo na estação seca.
As plantas epífitas, tais como orquídeas e samambaias, são espécies que se desenvolvem sobre outras plantas sem lhes causar nenhum prejuízo. As plantas epífitas (epi = em cima; fito = planta) são aquelas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo.
A relação ecológica entre a bromélia e a arvore é chamada de inquilinismo. O inquilinismo consiste em um relação interespecífica (entre diferentes espécies), em que o inquilino vive dentro ou sobre alguma outra espécie (chamada de hospedeiro), mas não gera nenhum prejuízo ao hospedeiro.
A relação existente entre orquídeas e a árvore que lhe servem de suporte é chamada de epifitismo. ... Este tipo de relação ecológica também é conhecido como inquilinismo, sendo a denominação "epifitismo" mais utilizada para plantas.
comensalismo