Nessa interpretação o significado das sete igrejas do Apocalipse é o seguinte: ... Esmirna representa a igreja perseguida, a igreja dos mártires (100 – 312 d.C.); Pérgamo representa a igreja que se uniu ao estado (313 – 590 d.C.); Tiatira representa a igreja da Idade Média, corrupta e idólatra (590 – 1517 d.C.);
Pedro incluiu os eleitos e forasteiros da Ásia entre os destinatários de sua primeira carta (1 Pedro 1:1). É bem possível que a igreja em Esmirna, uma cidade situada aproximadamente 65 km ao norte de Éfeso, esteja incluída nestas citações.
Esmirna ficou depois conhecida como uma das Sete Igrejas da Ásia, à qual o Livro da Revelação (Apocalipse) foi enviado pelo apóstolo João. Também é local de destino da Epístola aos Esmirniotas, de Santo Inácio de Antioquia. O domínio bizantino chegou no século IV d.C. e durou até à conquista seljúcida no século XI.
As Ruínas de Éfeso, na Turquia, está localizadas perto da histórica cidade de Selcuk, no distrito de Esmirna, perto Kusadasi - , na Turquia. Ficam a 8 km de distância da Praia Pamucak e a 680 km de distância de Istambul, a maior cidade da Turquia. A distância para Aydin (capital do Estado) é de 55km.
Hoje, restam apenas ruínas de todas estas cidades, que ficavam no território da Turquia. A trecho em que João cita As Sete Igrejas do Apocalipse é o seguinte: ... O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.