O fotão ou fóton é a partícula elementar mediadora da força eletromagnética. O fóton também é o quantum da radiação eletromagnética (incluindo a luz). A palavra photon foi criada por Gilbert Lewis em 1926. Fótons são bósons e possuem Spin igual a um.
Esta é a fórmula E = hf que dá a energia de um fotão. E é a energia expressa em Joules. h é a constante de Planck (6,62 x 10-34).
No entanto, sabemos que a energia de um fóton pode ser dada por E = hf. Assim, sendo se a fonte emite radiação de frequência f, cada fóton tem energia hf. Porém, o observador detecta cada fóton com frequência f ' e, assim, com energia hf '. Para onde foi ou de onde veio a diferença de energia.
Conclusão. A radiação eletromagnética pode ser descrita por sua amplitude (brilho), comprimento de onda, frequência e período. Pela equação E = h ν E=h\nu E=hν , vimos como a frequência de uma onda de luz é proporcional à sua energia.
Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f. Escreva a sua resposta. Ao completar o passo anterior, você terá completado o cálculo da frequência da onda. Escreva a sua resposta em Hertz, Hz, que é a unidade usada para frequência.
Para calcular a amplitude de uma onda devemos medir a distância que vai do seu eixo central até o seu ponto mais elevado (crista da onda). As ondas podem ser definidas como perturbações que são capazes de transportar energia e que se propagam em um determinado meio material ou no vácuo.
Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:
Natureza das Ondas As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas. As ondas mecânicas são todas aquelas que dependem de um meio para se propagar e surgem em consequência da deformação de um meio elástico.
As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. ... Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
Vimos também que, quanto à direção de propagação de uma onda, existem três tipos de onda: unidimensional, que nada mais é do que uma onda que se propaga em uma única dimensão; bidimensional, onda que se propaga em duas dimensões, ou seja, se propaga em um plano; e, por fim, tridimensional, que é uma onda que se propaga ...
As ondas são geradas pelo impacto, gerando uma força que pode ser convertida em movimento, energia cinética, e se propagar pelo espaço, podendo se tornar um som. As ondas nos mares ocorrem de forma similar, com a movimentação das placas tectônicas, que geram força na água e a empurra para frente, assim temos uma onda.
As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, pois se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico toca um violão, a vibração das cordas produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio.
Outros elementos de uma onda
Desta forma, podemos definir uma onda mecânica como sendo uma perturbação de um meio material elástico que se propaga por esse meio (corda), transportando energia e quantidade de movimento. Alguns animais como, por exemplo, os golfinhos se comunicam por assobios que se propagam na água.