Na cultura popular, cabe de um tudo: música, canto, dança, encenações, festas, literatura, jogos, brincadeiras, artesanato, culinária tradicional etc. Transmitida de geração em geração, de forma oral ou por imitação, ela nasce do conhecimento, dos costumes e das tradições de um povo.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
O que é Cultura?
É impossível quantificarmos o nº de culturais existentes no mundo, pois a cultura trata-se de um conjunto de elementos que tangem as relações sociais, seja por meio de hábitos, estilo de vida e uma infinidade de características.
Devido ao fato de os países terem diversos tipos de colonização, exploração e relações com outros países, favoreceu-se as relações entre povos distintos, o que gerou diferentes culturas. ... Dentre fatores que contribuem para existência de diversas culturas no mundo, pode-se citar: migração; emigração.
A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração. ... O que diferencia uma cultura das outras são os elementos constitutivos, que consequentemente, compõem o conceito de identidade cultural.
Em sociologia, diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
Em sociologia, diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestaçõesculturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
A diversidade cultural brasileira é indispensável para que se construa o conceito de diferenciação e pluralidade com relação à identidade social de cada indivíduo. A partir daí, é que preconceitos são desconstruídos e a igualdade é construída.
O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
A diversidade representa a união dessas pluralidades, convivendo em harmonia, com respeito ao que é diferente e, sobretudo, visando a uma sociedade mais justa. Dessa forma, conceito de diversidade pode andar lado a lado com qualquer tipo de instituição.
Aprender a viver em um ambiente de diversidade é um dos principais desafios do mundo contemporâneo - e, portanto, da Educação. ... A diversidade é uma construção social. Isso significa que as distinções não existem em si mesmas. Elas são sempre produto da cultura.
Sabemos que o respeito à diversidade é fundamental para a educação das crianças e a construção de um mundo mais justo e inclusivo. ... A ideia é estimularmos o desenvolvimento de atividades lúdicas que dialoguem com as crianças sobre racismo, questões de gênero, tolerância religiosa e respeito às pessoas com deficiência.
Promoção e compreensão da educação como direito fundamental e estratégia para a inclusão de saberes diversos e enfrentamento da discriminação e do preconceito. ...
Para trabalhar a diversidade no ambiente escolar, o educador pode começar a buscar por nossas próprias origens, como etnia, modo de falar, descendência e ascendência, discutindo-as por meio de uma globalidade de definições e conceitos que esclareçam e fortaleçam as relações humanas e sociais.
O respeito está relacionado à estima ou consideração que se tem por algo ou alguém. A atenção e a admiração são condições sempre presentes quando existe o respeito. ... Respeitar alguém ainda favorece as relações interpessoais e contribui com a diminuição de conflitos.
Respeitar as diferenças culturais, é importante em um mundo cada vez mais globalizado, pois prepara as pessoas para apoiar, valorizar e aprender com os outros, ser tolerantes e respeitosos e evitar tomar decisões baseadas sobre preconceitos e estereótipos.
Pois talvez o que você goste, o outro não gosta, ou vice-versa. Todos temos opiniões diferentes! Qual seria a graça do mundo se todo mundo pensasse igual? É muito importante respeitar.
Respeito às diferenças: Parceria entre famílias e escola para combater o preconceito. Entre as principais riquezas da humanidade está a diversidade entre os povos. Diferenças de cultura, raça e crença tornam o mundo mais interessante e repleto de aprendizagens.
Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.
A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes em uma cidade, em um país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo. ... As desigualdades sociais têm sua origem na falta de respeito à diversidade.