1. Relativo simultaneamente a funções motoras e a funções psíquicas (ex.: desenvolvimento psicomotor). 2. ... Diz-se das perturbações da motilidade sem anomalia das vias nervosas periféricas, nem alteração muscular ou óssea (ex.: perturbação psicomotora).
Para verificar o nível psicomotor dos alunos foi utilizado os testes de equilíbrio estático (apoio retilíneo), equilíbrio dinâmico (marcha controlada), noção do corpo (reconhecimento direita-esquerda), estruturação espaço-temporal (estruturação rítmica), praxia global (coordenação óculo-manual), praxia global ( ...
Um indivíduo canhoto, quando está com sua mão ocupada, é capaz de abrir a porta utilizando a mão direita. Este elemento deve ser diferenciado da dominância lateral, que consiste em possuir mais habilidade em um dos lados do corpo, como acontece com a ação da escrita em pessoas destras e canhotas.
As dificuldades motoras podem manifestar-se por perturbações da coordenação, falta de equilíbrio, desajeitamento, propensão para deixar cair objectos ou ir de encontro de obstáculos, atrasos significativos na aquisição dos marcos motores (ex: andar, gatinhar, sentar), ou na qualidade do desempenho de funções motoras ...
A desordem motora se expressa de várias formas. Algumas crianças apresentam-na em todas as habilidades motoras, e até mesmo a fala não é clara nem fluente. Outras a apresentam de forma mais específica, por exemplo, em atividades que exigem destreza manual: escrever, cortar com tesoura, ou usar garfo e faca.
As disfunções motoras orais são alterações na fisiologia que podem impactar a ação dos músculos, posturas ou movimentos das estruturas orofaciais do bebê.
Com a falta de potássio, os estímulos cerebrais que fazem os músculos se contraírem não conseguem chegar até os braços e pernas, e a pessoa perde os movimentos.