Kun é uma das formas de tratamento honorífico que existe no Japão, utilizado principalmente para designar aqueles que são jovens e do sexo masculino. ... Este é um título honorífico também de respeito, no entanto com mais “suavidade” e proximidade do que os típicos “san” e “sama”.
ちゃん (chan) = esse sufixo é usado normalmente com mulheres, e com pessoas mais novas. Ele só deve ser usado com pessoas com que se tenha intimidade. Embora seu significado literal não seja esse, ele às vezes pode ser interpretado como um diminutivo. Assim, “Maria-chan” poderia ser traduzido como “Mariazinha”.
San (さん) é o mais comum de todos e, provavelmente, o mais conhecido fora do Japão. É usado para referir-se a alguém de mesma hierarquia, quer etária, quer profissional. Aplica-se tanto a homens como a mulheres, e a tradução mais próxima ao português é senhor e senhora. Sempre se utiliza na segunda ou terceira pessoa.
O sufixo “dono” vem da palavra “tono”, que significa “senhor”. Seria semelhante ao termo “meu senhor”. Trata-se de um honorífico mais formal que “sama” e não é muito utilizado em conversas no dia a dia.
Sensei é uma palavra em japonês usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre. ... É importante não confundir esta palavra com senpai, um termo usado para se referir a uma pessoa na escola ou trabalho que é mais velha ou tem um status mais elevado. Saiba mais sobre o significado de senpai.
Recomenda-se ciar o Peixe Dojô sempre em cardumes de no mínimo 5 peixes, isso deixara os peixes mais alegres e ativos, por falar em atividade, o Peixe Dojô tem hábito noturno e gosta muito de se enterrar no substrato de aquários, essa é uma característica que pode atrapalhar em aquários plantados.
Alimentação: O Peixe Mocinha é um peixe de alimentação carnívora, que em seu habitat naturar sempre fica em busca de insetos e larvas de mosquitos, por conta desse comportamento é muito importante alimentar eles com alimentos vivos pelo menos uma vez na semana, alimentos como artêmias, bicho do amendoim e enqitréias.
A água ideal para um dojô tem o Ph 7,0 – ou seja, neutro – e temperatura em torno dos 22 °C.
Finalmente, carpas (Cyprinus carpio) são peixes compatíveis em parâmetros mas que não devem ser criadas em aquários. São peixes de grande porte e, portanto, adequadas para lagos somente.
Os kinguyos são peixes omnívoros, ou seja, comem tanto de proteínas vegetais quanto animais. Sua alimentação deve ser feita duas vezes por dia, se consumidas em mais ou menos 5 minutos. Quanto às plantas ornamentais dispostas no aquário, estas devem ser artificiais, já que os kinguyos comem as naturais.
O melhor substrato é o cascalho número 1 ou areia grossa de rio. Evite cascalhos de granulometria muito grande, pois os vãos deixados entre eles convertem-se em depósitos de detritos que comprometem a qualidade da água.
O substrato ideal para o seu aquário: cascalho ou areia?
basicamente devemos usar a proporção de 76 litros para o primeiro peixe, e 38 litros por cada kinguio adicional no aquário. No caso das chamadas variedades comuns (Cometa, Hibuna, Shubunkin) devemos usar a proporção de 120 litros para o primeiro peixe, e 60 litros por cada kinguio adicional no aquário.