A cláusula de alienação fiduciária é uma garantia contratual. ... A cláusula de reserva de domínio é uma cláusula especial de contratos de compra e venda de bens móveis, de ordem suspensiva, segunda a qual o vendedor transfere a propriedade do bem somente após o pagamento integral do preço.
substantivo feminino Ato ou efeito de reservar, pôr à parte para usar posteriormente. Coisa reservada: reserva de dinheiro. Compra antecipada de acomodações em hotéis, passagens etc. [Figurado] Discrição, prudência no dizer ou fazer algo: falar com reserva.
Venda. A alienação por venda é o tipo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, este procedimento deve ser lastreado pelos devidos documentos comprobatórios e deve-se apurar o resultado (ganho ou perda) na operação.
O processo de dar baixa em um bem ativo imobilizado requer o envolvimento de uma documentação hábil e idônea, em outras palavras, mesmo que não haja uma formalidade imposta perante a lei no que se refere à eliminação do ativo, em qualquer cenário o contribuinte deve comprovar o ato ou fato econômico que baseou os ...
Os ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser determinados pela diferença entre o valor líquido da alienação, se houver, e o valor contábil do item.
Bens do Ativo Imobilizado que estiverem totalmente depreciados não devem ser baixados da escrituração contábil. ... Estando o bem totalmente depreciado, todo o valor obtido na sua venda constitui ganho de capital tributável.
Suponhamos o veículo adquirido por e que tenha vida útil de 5 anos, logo ao final do 5º ano ele estará totalmente depreciado. Nesse caso, sendo desnecessário efetuar o lançamento nas contas de resultado. Caso o veículo não estivesse totalmente depreciado, a diferença, seria debitada no Resultado.
Deverá ser computada como receita a diferença entre o custo de aquisição, constante na nota fiscal de entrada, correspondente ao preço ajustado entre as partes e o valor de alienação desse bem constante na nota fiscal de saída (Instrução Normativa RFB nº 1 52h 998).
Estamos como NF de venda de sucata, cfop: 5.
O registro contábil do encargo de depreciação será feito a débito de uma conta de custo ou despesa operacional e a crédito da conta redutora do ativo imobilizado intitulada depreciação acumulada. Para maiores detalhamentos, acesse o tópico Encargos de Depreciação no Guia Contábil Online.
Depreciação no balanço patrimonial Essa perda de valor financeiro precisa ser informada, ano após ano, no balanço contábil da empresa. Este dado deverá constar como perda de valor em uma conta de custo ou despesa operacional e também como crédito da conta redutora do ativo imobilizado chamada “depreciação acumulada”.
Para calcular a depreciação de algo use 100% / vida útil. Assim, determinado equipamento com vida útil de 10.
De forma simplificada, amortização é quando ocorre a perda de valor do capital aplicado referente a obtenção de um ativo intangível que possua o exercício de duração limitado. ... Além disso, é possível conferir os números de amortização no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).