Mandarim
Após o declínio da Dinastia Qing em 1911, o Mandarim foi estabelecido como língua oficial da China, com o intuito de facilitar a comunicação entre sua população.
Língua mandarim
O grupo tibetano-birmanês é um dos grupos linguísticos de classe média. Há vários dialetos. Atualmente, existem 81 idiomas falados na China.
Uma das características principais do idioma chinês falado é o uso de tons. O chinês tem como características palavras monossilábicas, sendo que o modo como a pessoa pronuncia a palavra pode modificar completamente o seu significado. O mandarim, por exemplo, tem 4 tons. Já o cantonês, tem 9.
Trata-se de um idioma muito importante e bastante utilizado principalmente no mundo dos negócios, além de ser a segunda língua em muitos países. Porém, em número de falantes nativos, o chinês está em primeiro lugar, com cerca de 1,3 bilhões de pessoas, sendo falado não só na China, mas no total de 33 países.
O Mandarim é o idioma oficial da China e Taiwan, além de ser um dos idiomas oficiais de Singapura. Possui diversos dialetos (como o exemplo do Brasil e Portugal), porém o dialeto de Pequim é considerado o oficial, também chamado de Chinês Padrão (普通話 / 普通话 Pǔtōnghuà).
Língua chinesa
O Confucionismo e o Taoísmo são consideradas religiões chinesas, mas ambas começaram como filosofias. Confúcio, do mesmo modo que seus sucessores, não deu importância aos deuses e se voltou para a ação. Por sua vez, os taoístas apropriaram-se das crenças populares chinesas e da estrutura do budismo.
Os caracteres chineses ou caracteres Han (汉字 / 漢字, Hanzi) são logogramas (e não ideogramas) utilizados como sistema de escrita do chinês, japonês, coreano (apenas na Coreia do Sul, e com importância unicamente histórica e/ou cultural) e outros idiomas, como por exemplo o dong.
Como começar a aprender mandarim?
Formas que auxiliarão a aprender mandarim sozinho
Recursos gratuitos para aprender mandarim
Cursos de Chinês Disponíveis em São Paulo