O que quer dizer Plaquetose? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Trombocitose ou plaquetose refere-se a um número excessivo plaquetas na corrente sanguínea. A plaqueta (ou trombócito) é um glóbulo sanguíneo formado na medula óssea , cuja principal função é a formação de coágulos, participando do processo de coagulação do sangue .
Qual o tratamento para Plaquetose?
No caso da contagem plaquetária encontrar-se superior a 750.000 na trombocitose primária, utiliza-se a aspirina que, aparentemente, desempenha papel protetor quando administrada em baixas doses. Níveis mais extremos são tratados com hidroxiureia, que é um agente citorredutor (diminui o número plaquetário).
Quais os sintomas da Plaquetose?
- Trombocitemia; - Doença da medula óssea. Os sintomas físicos de plaquetas altas costumam estar em torno à formação de coágulos sanguíneos e sangramentos. Porém, é possível notar sinais como dor de cabeça, sangramentos via nariz, boca e fezes, dor no peito, fraqueza, tontura, mãos ou pés formigando e hematomas.
Qual remédio para plaquetas altas?
Em alguns casos, especialmente se o número de plaquetas for superior a 1.000.000/mm3, pode ser necessário o uso de ácido acetilsalicílico pelo risco de trombose, e hidroxiureia, um agente citorredutor que diminui a contagem das células do sangue.
O que pode aumentar plaquetas?
O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.
O que pode ocorrer quando as plaquetas estão baixas?
A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.