Como montar um provedor de internet em 6 passos
Equipamentos para rede: quais os principais componentes
No Windows 10, opção painel de controle>rede e internet>escolher grupos domésticos>opções de compartilhamento>criar grupo doméstico. Em outros computadores, basta mudar para ingressar em grupo doméstico. Caso um ou mais computadores não possua Windows 7 ou superiores, selecione propriedades>compartilhamento.
Primeiros passos”, abordamos as etapas iniciais para montar um projeto de rede FTTH:
Para trabalhar como especialista de fibra óptica, é importante ser maior de dezoito anos, possuir o Ensino Médio completo e ter realizado um curso na área, estando capacitado para fazer a instalação, manutenção e retirada desses materiais.
De forma simplificada, a Internet via fibra óptica é um novo tipo de conexão que faz uso dessa tecnologia, que permite a transmissão de dados na velocidade da luz. ... Para isso, são usados cabos de fibra óptica, feitos com fios extremamente puros, de vidro, revestidos em duas camadas de plástico reflexivo.
Como identificar os diferentes tipos de cabo de fibra óptica
A fibra óptica pode ser de 2 tipos: monomodo (SM) ou multimodo (MM). A grande diferença entre eles está na forma como a luz se espalha pela fibra. A olho nu, as diferenças entre eles são imperceptíveis, portanto, é necessária a ajuda de uma lente de aumento mais potente para conseguir fazer essa distinção.
O cabo de fibra óptica é uma tecnologia que utiliza um filamento de vidro transparente e com alto grau de pureza como meio físico. ... Além disso, as fibras ópticas são imunes a ruídos e interferências eletromagnéticas pois são feitas de materiais dielétricos e consequentemente não transmitem pulsos elétricos.
A principal característica que a difere de uma fibra monomodo é a espessura maior, 50/125 ou 62.
Os cabos simplex contêm uma fibra de buffer apertado (com uma cobertura buffer de 900 micrômetros acima do revestimento buffer primário), com elementos de resistência Kevlar (fibra de aramida) e uma jaqueta para uso no interior. A jaqueta usualmente tem um diâmetro de 3 mm (1/8 pol.).
100 quilômetros
Preciso dizer que a fibra óptica por si só é uma tecnologia muito barata e muito simples, com cabos que custam menos de US$ 0,01 por metro. Mesmo se você tiver cem fibras dentro de um cabo, ainda assim ele vai custar US$ 1 por metro. Acredito até que seja um cabo mais barato que o cabo de cobre.
Os cabos de fibra óptica são feitos de vidro ultrapuro envolvido com duas camadas de plástico bem flexível, uma de refração e outra de revestimento. Esses cabos são finos como um fio de cabelo humano. ... A luz que atravessa o cabo trazendo informações é refletida no interior da fibra óptica com mais rapidez e qualidade.
Como o próprio nome sugere, a internet fibra ótica funciona principalmente através do uso de cabos, que converte a transmissão de dados em correntes de luz. ... Por outro lado, a internet wireless converte essa transmissão de dados em ondas eletromagnéticas.
Cabos de fibra óptica são uma alternativa muito mais segura que os de cobre. Por usarem luz e não eletricidade, há menos risco de incêndio e interferências. Além disso, por não serem afetados por fatores ambientais, são mais eficientes permitindo que os sinais viajem mais tempo com menor degradação dos fios.
Como conectar quando o cabo de fibra óptica está quebrado?
A fibra multimodo tem uma distância máxima muito menor que a fibra monomodo, o que a torna uma boa escolha para aplicações locais. A fibra monomodo pode chegar a 40 km ou mais sem prejudicar o sinal, tornando-a ideal para aplicações de longa distância.
A diferença entre fibra óptica monomodo e multimodo em termos práticos. Monomodo significa que a fibra permite que um tipo de modo de luz seja propagado por vez. Enquanto multimodo significa que a fibra pode propagar vários modos de luz.