Ponto interior de um conjunto: Um ponto x=c é denominado ponto interior de um conjunto S, se existe uma vizinhança aberta do ponto x=c, inteiramente contida no conjunto S. Exemplo: x=5 é um ponto interior dos conjuntos: A=[0,10) e B=(-6,8), mas não é ponto interior do conjunto C=[5,7) pois é uma extremidade de C.
A união de dois conjuntos A e B, é o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A ou a B. Já a intersecção de A e B, pode ser dita como o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A e a B. Isso nos mostra que as conjunções “ou” e “e” tem um papel importante nas operações com conjuntos.
O ponto de interseção entre duas retas, ou ponto de encontro, pode ser obtido igualando as equações relativas a elas ou resolvendo o sistema formado. Uma reta é um conjunto de pontos que não faz curva. ... Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos.
4. Números irracionais. ( ) é formado pelos números que usamos nas contagens {0,1,2,3,4,5,6,7,8,...}
Um número inteiro é um número inteiro (não uma fração) que pode ser positivo, negativo ou zero. Portanto, os números 10, 0, -25 e 5,148 são todos números inteiros. Ao contrário Números de ponto flutuante, números inteiros não podem ter casas decimais.
Os números inteiros são os números positivos e negativos, que não apresentam parte decimal e, o zero. Estes números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por ℤ. Não pertencem aos números inteiros: as frações, números decimais, os números irracionais e os complexos.