(Fuvest-SP) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que: a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração. ... e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.
A mineração foi importante para o desenvolvimento do Brasil (então colônia de Portugal) na medida em que trouxe um novo influxo de trabalhadores, que vieram para cá imigrando da Europa, e novos investimentos em infraestrutura por parte de Portugal (como a Estrada Real, construída sobre os rastros dos peabirus, caminhos ...
Em cerca de trinta anos descobriram reservas imensas de ouro em Minas Gerais e, posteriormente, em Goiás e Mato Grosso, dando início ao período chamado Mineração Colonial no Brasil. Esse período abrangeu todo o século XVIII, tendo ápice entre 1750 e 1770.
Houve muitas mudanças, uma delas foi a criação do estado de Minas Gerais, terra rica em ouro e muito cobiçada, o que levou os mineiros a saírem de suas terras em busca do ouro. ... Também houve uma fiscalização rigorosa da coroa portuguesa nas minas de ouro.
A principal mudança ocorrida no Brasil na época foi o início de um novo processo imigratório, com um grande influxo de portugueses para o Brasil (que, até então, era colonizado em regiões não-contíguas, com relativa pequena presença europeia).
Resposta. Resposta: Explicação:Umas das consequências foram os conflitos gerados pelas desorganização,o autoritarismo e a cobiça por ouro . Nas quais esse conflito se estendeu por dois anos e ficou conhecido como guerra dos Emboadas .
Resposta. 1- Surgimento de conflitos (Guerra dos Emboabas) entre paulistas e portugueses, pelo direito de exploração às minas; 2- A transferência do centro econômico do nordeste (açucareiro) para o sudeste (minerador).
A descoberta do ouro gerou uma intensa migração do Nordeste para o Sudeste de escravos, comerciantes e proprietários.
A atividade de mineração viria a crescer e ser ainda mais valorizada na segunda década do século XVIII, quando foram descobertas as minas de diamante. A partir de então, a mineração passou a ser a atividade econômica mais importante da colônia. ... A mineração tomou o lugar do açúcar, era o ciclo do ouro!
A Derrama foi um tipo de imposto que surgiu no Brasil logo no período em que eles foram descobertos pelos portugueses e ela provocou uma série de revoltas contra a metrópole, por causa do desconforto que essa medida causava. Isso porque a Derrama foi: ... Uma forma abusiva de arrecadar impostos representados pelo quinto.
O ciclo do ouro teve início quando bandeirantes encontraram minas de ouro no estado de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. No século XVII, o bandeirante paulista Fernão Dias Paes Leme (1608 – 1681) partiu do estado de São Paulo com seus adeptos, para procurar prata e esmeraldas na região de Sabará – Minas Gerais.
Oficialmente foram extraídos 35 toneladas do metal, mas acredita-se que deve ter sido muito mais, pois uma parte era sonegada. Por fim, o ciclo do ouro durou até o fim do século XVIII, quando se esgotaram as minas, em pleno desenrolar da Revolução Industrial na Inglaterra.
Ouro Preto, Tiradentes e Marianas são exemplos dessas cidades na região de Minas Gerais. Em geral, o ciclo do ouro foi responsável pelo deslocamento do centro comercial da região Nordeste (por conta da cana-de-açúcar) para as regiões de exploração de minérios (Sul e Sudeste).
Resposta. Resposta: b) quem realizava eram os escravos.
O trabalho escravo utilizado nas minas de ouro foi a forma de trabalho mais penosa e pesada exercida pelos negros africanos escravizados no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII. ... Na mineração, isto é, na extração do ouro nas minas, utilizava-se o trabalho dos negros escravizados trazidos da África.
O ouro era extraído com técnicas rudimentares de extrativismo, utilizando-se alguns poucos equipamentos: a bateia (peneira de madeira em forma de cone); o carumbi (vasilha para transportar o cascalho de ouro); e o almocafre (enxada de utilização na mineração). E a mão-de-obra, claro, era escrava.
Resposta. Resposta: era feito com mão de obra indígena, obtida a partir da prática do escambo, ou seja, da troca de mercadorias e bugigangas europeias pelo trabalho pesado.
O desenvolvimento da economia colonial era garantido pela mão de obra escrava, que era empregada em diversas áreas: pecuária, lavoura, coleta, pesca e transporte de produtos. Os escravizados também realizavam uma diversidade de atividades desde o plantio (diversas culturas) até a preparação e o processamento do açúcar.