O oligodrâmnio pode ter várias causas distintas. A causa mais comum é a rotura da bolsa amniótica. Quando a bolsa rompe é como um balão furado, mesmo que mais líquido seja produzido ele escoa pelo buraco na bolsa. Dessa forma a quantidade de líquido dentro da bolsa dica diminuída.
Intervalos de Referência para o Índice de Líquido Amniótico (ILA)
O volume considerado normal para o líquido amniótico varia de acordo com a idade gestacional, e estes valores encontram-se em torno de 250 ml na 16ª semana, 800 ml na 28ª semana, atingindo 1.
Quando se acha que se pode estar perdendo líquido amniótico no 1º ou no 2º trimestre é aconselhado ir imediatadamente ao pronto-socorro ou ao obstetra pois, caso o líquido esteja saindo pode prejudicar o desenvolvimento e crescimento do bebê, além de poder colocar a vida da mulher em risco, em alguns casos.
O volume normal de líquido amniótico seria de 800 ml a 1 litro no ápice da gravidez que é das 34 ás 37 semanas. Porém algumas mulheres podem ter até 3,100 de líquido amniótico. Porém em alguns casos ele pode ultrapassar o volume máximo ou mesmo ficar abaixo do que seria normal e caracterizar algum problema.