Além de Eckhout, cuja tarefa era retratar a fauna, a flora e os tipos humanos brasileiros, faziam parte do grupo o pintor Frans Post (1612 - 1680), o médico Wilhem Piso (1611 - 1678) e o naturalista Georg Marcgraf (1610 - 1644).
Frans Post passou sete anos no Novo Mundo, tornou-se o primeiro pintor a retratar as paisagens do Brasil do século XVII, ficou conhecido como o pintor de paisagens. Suas imagens foram os primeiros registros pintados diretamente no local.
Resposta. Resposta: as nuvens, mar e o fato das pessoas estarem comemorando algo.
Embora fosse comum a presença de artistas nas primeiras expedições enviadas à América, Maurício de Nassau afirmou, em carta à Luiz XIV, em 1678, ter a sua disposição seis pintores no Brasil, entre os quais estavam Frans J. Post e Albert Eckhout.
Os artistas viajantes integraram as expedições artísticas e científicas nas Américas a partir de sua descoberta no século XVI. Suas produções estão ligadas ao ato de viajar, eles documentaram a fauna, a flora e os povos através de relatos, desenhos e pinturas.
Resposta. Resposta: Os artistas viajantes eram artistas que fizeram parte de missões/expedições científicas. ... Devido a missões científicas direcionadas ao Brasil, estes artistas vieram para cá pintaram paisagens brasileiras.
Os artistas viajantes que trabalhavam em expedições científicas tinham a função de produzir um material a ser utilizado como material de pesquisa e estudo, principalmente quando o tema era científico-natural — por exemplo, desenhos da flora e da fauna.
Resposta. Resposta: a- Porque enfrentava riscos, tanto no mar quanto na terra, pois não sabia o que iria enfrentar.
A pintura desses artistas, dizem os estudiosos, inaugura novos parâmetros de visualidade, menos comprometida com preocupações morais e religiosas, e mais afeita à observação naturalista do mundo, de acordo com os preceitos das escolas flamenga e holandesa.
O “artista viajante” é um conceito estabelecido na historiografia da arte sobre o século XIX no Brasil. ... O conceito de “artista viajante” nasceu, de acordo com Dawn Ades, associado a outro termo cunhado no final do século XVIII e popularizado através da obra de William Gilpin: o pitoresco.
No caso do Brasil, vastas literatura e iconografia são produzidas desde a chegada dos portugueses no século XVI até o século XIX: os relatos e registros pictóricos descrevem as novas paisagens projetando imagens variadas da terra e do homem.
De modo geral, esses artistas integram expedições artísticas e científicas que, nas Américas, desde sua descoberta, no século XVI, atravessam os territórios recém-conquistados, com a finalidade de registrar a flora, a fauna e seu povos.
Vegetação esplendorosa, chão muito pobre. Quando os portugueses chegaram, a Mata Atlântica ocupava mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, 12% do atual território brasileiro (veja mapa abaixo). Mas não era, nem é, uma paisagem única e homogênea.
O objectivo de muitos desses relatos produzidos ao longo do século XVIII define-se claramente do seguinte modo: corrigir a geografia do globo terrestre, diminuir os perigos da navegação e tornar mais conhecidos os costumes, artes e produtos da colónia brasileira.
Os viajantes foram, portanto, os grandes cronistas da vida brasileira dos séculos XVI a XIX, descrevendo em suas obras aspectos da terra, da gente, dos usos e costumes do Brasil.
Resposta: Eles descreviam tudo aquilo que era novo, ou seja, tudo aquilo que não haviam conhecido e que estão aprendendo. Explicação: Os português conheciam tudo aquilo que viam, através de sua memorias e objetos diferentes.
De qualquer forma, os relatos dos cronistas que por estas terras estiveram nos séculos XVI e XVII, traçaram as primeiras linhas gerais dos tipos de tempo e conseguiram com muita e atenta observação, caracterizar as condições habituais do clima da costa brasileira.
Enquanto escritor de crónicas, a tarefa de cronista equivale à de historiador, cabendo-lhe a missão de narrar os factos de determinada época ou reinado. A primeira referência ao cargo oficial, remunerado, de cronista em Portugal surge em 1434, quando o rei D.
4 - Qual era o papel dos cronistas na época colonial? Eram relatores oficiais do cotidiano da colônia.