“PVD” é a sigla para “privado”, já “PVT” vem do inglês e abrevia a palavra “private”. Além de ser muito usada no Instagram, a sigla também é bastante popular em mensageiros de grupo, como WhatsApp ou Facebook Messenger.
Revestimento PVD (Deposição Física a Vapor) é um processo de deposição, de uma fina camada, para um revestimento a vácuo. A coloração é vaporizada em um vácuo sob altas temperaturas (ou por bombardeamento de íons) e então é deixado para se condensar ao redor do objeto, molécula por molécula.
Piercing de titânio A joia mais popular feita a partir desse metal é o piercing. Isso porque esse acessório é usado em uma perfuração um pouco mais delicada do que a dos furos do lóbulo da orelha. Então, por ser mais sensível a escolha do material da joia deve ser bastante cautelosa.
Materiais para perfuração Nós destacamos três materiais ideais para a realização da perfuração do piercing. São eles: Aço cirúrgico, Titânio e Nióbio. Esses materiais são os mais indicados, pois, são materiais biocompatíveis, ou seja, amigos do corpo. Além disso, diminuem o risco de reações alérgicas.
Anodização é um processo onde um revestimento é criado na superfície de certos metais, como por exemplo: (Titânio, Nióbio, Tântalo, Alumínio, Magnésio e Zinco) por aquecimento, a preparação com produtos químicos, ou pela eletricidade.
No processo de anodização, a corrente elétrica passa pela solução ácida e libera o hidrogênio e formas de oxigênio do catodo. Essa reação forma um filme na superfície do metal.
O método mais comum é para formar uma camada de óxido sobre a superfície com o uso de eletricidade. É a maneira que isso é feito com uma fonte de alimentação variável em que um eletrodo é conectado ao lado positivo (ânodo), e outro para o lado negativo (raios catódicos).
O processo é feito em quatro etapas: Limpeza e preparo da peça de alumínio. Depósito do óxido (anodização propriamente dita)...Parte 2 de 2: Instruções
Um método particularmente eficaz de criar aço anodizado é o de reagir o metal com hidróxido de potássio, KOH, ou hidróxido de sódio, NaOH. Utilizando esses produtos químicos cria-se uma magnetita, Fe3O4, ou camada de magnetita dicroica na superfície que não oferece proteção ao aço subjacente.
Água morna e sabão são os dois elementos mais aconselháveis para limpar o alumínio anodizado. Poderá fazê-lo em cada com facilidade. Limão e bicarbonato, outra solução que o ajudará a limpar o alumínio em estado de anodização. Quando a mistura de ambos os elementos começar a reagir, é o momento de aplicar.
O alumínio pode ser colorido de diversas maneiras. Em seguida submerge-se numa solução de ácido nítrico a 1%; finalmente lava-se o alumínio com água quente. - Em seguida lava-se o objeto com água corrente e introduz-se num banho corante de anilina.
Use uma tinta látex se o alumínio estiver localizado em um ambiente aberto, já que esse tipo de tinta se moverá com o alumínio à medida que ele dilata e contrai, dependendo do clima. Se o alumínio estiver em um ambiente fechado e você preferir uma aparência lustrosa, use uma tinta esmalte à base de óleo.
Será possível observar pequenas bolhas de oxidação começarem a se formar na superfície do alumínio. Elas também começarão a mudar de cor, ficando marrons e depois amarelas. Misture um corante colorido durante o processo de anodização. Misture com água distilada e aqueça a 37º C a 60º C.
Como escurecer alumínio
A oxidação negra é normalmente realizada através de banhos químicos alcalinos (com ou sem cromatos). Quando os materiais ferrosos são mergulhados no banho de óxido preto (banho químico quente), a superfície da peça forma o óxido. Esse óxido é a magnetita (Fe3O4).
Esse método funciona melhor em itens de estanho ou ferro. Depois de inspecionar, misture uma parte de vinagre com duas de água sanitária em um recipiente plástico grande. A quantidade a ser usada dependerá do tamanho do item que pretende enferrujar. Coloque o metal dentro do recipiente.
Para preparar a tinta ouro velho, você vai precisar de goma laca líquida e purpurina na cor ouro. Dilua a purpurina com uma pequena quantidade de goma laca, pois, a mistura tem um bom rendimento e um ótimo poder de cobertura.
Corte o papel-alumínio em vários pedaços, mais ou menos de três centímetros quadrados, e mergulhe-os em água. Esfregue o papel-alumínio sobre o ferro enferrujado e troque-o cada vez que for necessário. Desde o primeiro momento você notará que a ferrugem será reduzida e o objeto recuperará o seu brilho.
O que é bom para tirar ferrugem de fogão?
A ideia é virar o eletrodoméstico de cabeça para baixo e esfregar suavemente a parte enferrujada com um pedaço seco de lã de aço. Depois, passe um pano úmido com vinagre de álcool e limpador multiúso. Com essas dicas, a hora de limpar a fritadeira não será mais um problema.
O bicarbonato consegue interagir com as moléculas orgânicas da ferrugem, ocasionando sua dissolução rapidamente. Basta misturar o bicarbonato de sódio na água até formar uma pasta consistente. Depois, é só aplicar a solução sobre as manchas, deixar agir por poucos minutos e retirar o excesso com um pano úmido.
O ideal é que você faça uma mistura com 1 xícara de água + 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, misture e, então, aplique no local enferrujado. Deixe a solução atuar por pelo menos 30 minutos e use uma escova de dentes velha para esfregar com mais precisão a parte enferrujada.
Como remover ferrugem de ferro / metal / aço
Diferentemente do aço inoxidável, o aço cromado pode sofrer oxidação. Portanto, para quem quer saber como tirar ferrugem de metal cromado, uma opção é usar a palha de aço para remover os resíduos deixados pela oxidação, mas é importante fazer a limpeza com cuidado para não arranhar as superfícies.