Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala. ... Broca descobriu a ligação entre a fala e uma região específica do cérebro ao fazer, em 1861, a autópsia de M.
O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele localiza-se 2 áreas especializadas: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal.
Paul Broca contribuiu significativamente para a área das neurociências ao evidenciar pela primeira vez a localização da função da linguagem em uma região determinada e, em um hemisfério do cérebro. Os estudos de Broca e Wernicke, culminaram em duas regras referentes a localização da linguagem.
A afasia de Broca afeta a palavra falada. A pessoa que tem afasia de Broca tem dificuldade em se expressar. ... Pessoas com afasia de wernicke falam sem dificuldades, mas sua fala nada transmite, é sem conteúdo e muitas vezes sem sentido. Geralmente a pessoa não tem consciência de que sua fala é vazia.
Afasias fluentes Pessoas com essa forma de afasia podem falar com facilidade e com fluência, geralmente se expressam com frases longas e complexas que muitas vezes não fazem sentido no contexto da conversa, ou incluem palavras incompreensíveis, incorretas e desnecessárias.
O que é disfasia? A disfasia, também conhecida como deficiência específica da linguagem, é um distúrbio causado por danos a áreas específicas da linguagem do cérebro. Ela se manifesta em uma alteração na expressão e compreensão da linguagem.
A dificuldade de deglutir alimentos ou líquidos, conhecida como disfagia, é mais comum em idosos e pacientes com doenças neurológicas ou que sofreram algum trauma na boca ou garganta.
Apraxia da fala adquirida A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser causada por uma lesão cerebral, devido a um acidente, infecção, AVC, um tumor no cérebro ou devido a uma doença neurodegenerativa.
O planejamento motor ou praxis é o processo cognitivo que precede um comportamento; envolve a organização do timing e sequência das ações (Parham & Fazio, 1997). Pessoas com autismo podem saber exatamente o que querem fazer, mas podem não conseguir executar a ação para se realizar aquele desejo, aquela intenção.
descriçãO: A Práxis é a competência que o cérebro tem de conceber, planear, organizar e realizar uma sequência de ações moto- ras desconhecidas e permite respostas adaptativas no am- biente (Ayres, 1985).
Segundo AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.