O Realismo no Brasil foi um importante movimento literário e teve como principal autor Machado de Assis. O Realismo foi um movimento artístico do final do século XIX que se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. ... Em Portugal, Antero de Quental e Eça de Queiroz foram os principais escritores realistas.
O Realismo no Brasil dá enfoque ao homem, ao seu cotidiano e à crítica social. Assim, por meio de uma linguagem simples e objetiva, as obras são ricas na descrição de detalhes - características que visam aproximar o leitor o mais possível da realidade.
Os principais objetivos dos autores eram retratar o cotidiano do povo brasileiro, mesmo que ele não fosse belo. Há um forte compromisso com a realidade. Por conta disso, as obras realistas brasileiras costumavam abordar a população humilde da forma mais visceral possível.
A pintura do Realismo começou por manifestar-se no tratamento da paisagem, que se despiu da exaltação e personificação românticas para se ater, simplesmente, na reprodução desapaixonada e neutra, do que se oferece à vista do pintor.
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.
O Romantismo no Brasil foi caracterizado pela centralização do indivíduo e seus sentimentos, pela necessidade de criação de cultura realmente brasileira. O movimento se destacava pelo lirismo, subjetivismo, emoção.
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os Estados nacionais na Europa.
É utilizado especialmente para representar a arte onde o tema principal é uma visão ampla, com seus elementos dispostos em uma composição coerente. Quase sempre se inclui a vista do céu, o tempo usualmente é um elemento da composição.
Quanto às características do Romantismo, analise os itens abaixo e escolha o incorreto. ... A valorização dos sentimentos e da imaginação foi um dos princípios da criação romântica. A estética romântica se opôs radicalmente à moderação neoclássica. Ao negar o Neoclassicismo, o Romantismo se aproximou do Renascimento.
Roma era considerada um dos principais centros do movimento, cidade onde vivia o crítico de arte alemão Joachim Winckelmann (1717 – 1768), considerado o fundador teórico do neoclassicismo, principalmente através de obras como “História da Arte Antiga“.
Um exemplo cristalino dessa movimentação nas artes pode ser encontrado nas mãos do maior pintor do povo, considerado por muitos o pai do Neoclassicismo: Jacques-Louis David (1748 -1825).
O Neoclassicismo é um movimento artístico e cultural iniciado na Europa no século XVIII que inovou a forma como a literatura, pintura, escultura e arquitetura eram produzidas. Surgiu após a Revolução Francesa, quando os pensadores destacavam a razão. ... O neoclassicismo perdurou até o século XX.
O Neoclassicismo foi um grande movimento artístico e cultural, que surgiu na Europa no início do século XVIII. Ele inovou aspectos na literatura, arquitetura, pintura e escultura, promovendo uma grande valorização das tradições greco-romanas.
O Panteão de Paris na França e o Portão do Brandemburgo em Berlim são os principais exemplos de arquitetura desse movimento. A chagada da Missão artística Francesa e a fundação da Escola Real de Artes e Ofícios, deu início ao Neoclassicismo no Brasil.
O Neoclassicismo foi fortalecido ainda mais no Brasil no ano de 1816, quando chegou ao país a Missão Artística Francesa, formada por 40 artistas neoclássicos. Os sinais do movimento foram mais notados na literatura e na arquitetura.