Sucessão ecológica pode ser definida como um processo gradual e progressivo de mudanças na comunidade de um ecossistema até que se estabeleça uma comunidade clímax.
A Sucessão ecológica altera o ambiente permitindo a inserção de novas espécies no habitat favorecendo a biodiversidade e a auto suficiência do ecossistema em questão. Esse conjunto de processos ocorre até uma instância máxima chamada de Clímax que será explicada posteriormente.
Em ecologia, chama-se produtividade duma espécie, população ou ecossistema, a quantidade de matéria orgânica produzida por essa entidade num determinado período (geralmente um ano).
O conhecimento do papel da biodiversidade na produtividade é fundamental para a compreensão da crise de extinção global e dos seus impactos no funcionamento dos ecossistemas naturais. ... Neste estudo constata-se que a relação Biodiversidade/Produtividade apresenta uma variação geoespacial considerável em todo o mundo.
Produtividade primária líquida ou PPL, é produtividade primária bruta menos a taxa de perda de energia para o metabolismo e manutenção. Em outras palavras, é a taxa à qual a energia é armazenada como biomassa por plantas ou outros produtores primários e disponibilizada aos consumidores no ecossistema.
A produtividade primária líquida (PPL) do ambiente natural (não antropizado) é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural, por unidade de tempo e espaço (Field et al., 1995; Sun et al., 2004; Feng et al., 2007).
Os fatores que influenciam a produtividade do ecossistema são: água, luz, gás carbônico e os nutrientes disponíveis. Quanto mais luz solar o sistema receber, maior será a produtividade. ... Estima-se que 5% da luz solar seja transformada em Produtividade Primária Bruta.
A produtividade primária bruta é o total de matéria orgânica produzido em uma determinada área, enquanto a produtividade primária líquida é, por sua vez, a quantidade bruta com o desconto da matéria consumida durante o período, através da respiração.