Mais do que a teoria do poder, Foucault propões regras ou cautelas metodológicas. Diferentemente das concepções correntes, Foucault pretende explicar o poder sem o rei como sua fonte e natureza.
No quadro conceitual proposto por Foucault, portanto, governo é o modo concreto de uma governamentalidade específica e não necessária. Quer dizer, há um campo no qual certas formas de governo de si e dos outros tomam corpo, fornecendo sentido às relações e estabelecendo distinções e significações.
As instituições disciplinares constituem a vertente obscura da luta pelos direitos, elas protegem, mas também obrigam. Do universal nasce uma assimetria local. A forma jurídica que garante os direitos com uma mão opera as disciplinas com a outra.
A docilização dos corpos pela disciplina visa tornar as pessoas “boazinhas”, sem lhes dar um espaço de reflexão acerca de sua posição na sociedade ou no mundo.
Dócil, adjetivo: Que se lida com facilidade; que é fácil de ensinar e aprende facilmente; manso: cão dócil. Que assimila muito bem uma orientação; que obedece sem oferecer relutância; obediente: tinha uma filha excessivamente dócil.
No texto em questão, Foucault apresenta a disciplina como o controle produtivo, convergindo a energia do ser humano em produtividade, sendo que, quanto mais obediente o ser se torna, mais útil ele é pra sociedade, ou seja, os corpos são docilizados.
Em seu texto “Os Corpos Dóceis” Foucault afirma que até o século XVII um bom soldado era medido pelo seu corpo, como brasão de sua valentia e força, mas que, entretanto, a partir do século XVII o corpo deveria ser modelado de acordo com as necessidades da máquina.
(Michel Foucault) Dispositivo disciplinar, que prioriza a disciplina do corpo. Dispositivo de segurança, que organiza as populações.
Resposta. Resposta: a) ele afirma que a burguesia tornou-se a classe dominante instalando um quadro jurídico, formalmente igualitário,mas que a generalização dos dispositivos disciplinares era o lado obscuro do processo, que se dizia igualitário.