Quais informações devem conter na FDSR?
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, chamada pela sigla FISPQ ou Ficha FISPQ, é composta por 16 seções obrigatórias que devem estar dispostas e numeradas conforme estabelece a Parte 4 da Norma ABNTNBR14725.
FISPQ é uma sigla para identificar a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos, um documento criado para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas. O objetivo é evitar acidentes de trabalho ou até mesmo doméstico.
A FISPQ não tem data de validade! Isto implica que é responsabilidade da empresa manter estes documentos atualizados, tendo em vista que o conhecimento científico muda e nos traz constantemente novas evidências sobre os efeitos das substâncias químicas sobre a saúde e o meio ambiente – e, sem aviso prévio!
O Diamante de Hommel ou diagrama de Hommel é uma simbologia aplicada em diversos países que busca mostrar o nível de periculosidade dos elementos químicos presentes em um produto.
Ela pode se manifestar nas formas de ondas eletromagnéticas, ou partículas que se propagam pelo espaço. As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, micro-ondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. Já deu pra perceber que muitas dessas ondas estão presentes em nosso cotidiano.