Nível alfabético Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafemas, quando a criança compreende a organização e o funcionamento da escrita e começa a perceber que cada emissão sonora (sílaba) pode ser representada, na escrita, por uma ou mais letras.
Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.
FASES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Etapas de aprendizado
Sílaba e padrões silábicos. Numa perspectiva tradicional, a sílaba é definida como uma unidade de organização rítmica da fala, envolvendo o agrupamento de sons em torno de uma vogal, emitido num único movimento expiratório.
Como Ler Livros, de Mortimer Adler.
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
Resposta. Explicação: Luria (1988) chamou este momento de escrita pictográfica, em que a criança começa a aprender a se relacionar com o mundo por meio de signos, que são representações que visam expressar determinado pensamento, ideia ou situação.
2) Fase silábica Ainda não faz relação com o som com a grafia. Usa uma letra para representar cada sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro.
PRÉ-SILÁBICO Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.
Relativamente muitas crianças de 4 a 6 anos de idade ainda não sabem escrever, mas ao escrever percebem que na sua escrita a um valor sonoro convencional das palavras mesmo não compreendendo este sistema. As crianças começam a desenvolver sua escrita antes mesmo da fase escolar ou alguém colocar um lápis em sua mão.
O processo de aprendizagem tradicional é baseado em cinco níveis: incompetência inconsciente, incompetência consciente, competência consciente, competência inconsciente e maestria.
Os níveis de aprendizagem
As avaliações representam uma poderosa ferramenta para diagnosticar a aprendizagem dos alunos, desde que seja dada criteriosamente....Pirâmide de Aprendizagem
Atividades como poesia, música e exercícios com literatura são ótimos para ajudar a equilibrar os diferentes níveis de alfabetização das crianças. Pois, além de darem um dinamismo na sala de aula, ajudam a estimular a criatividade e engajamento dos pequenos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Numa sala mista as crianças não são rotuladas em função das suas competências. A verdade é que quase todos estão em processos de aprendizagem diferentes e cada criança vai aprendendo ao seu ritmo, tomando a responsabilidade da sua aprendizagem.
Na Educação Infantil, misturar turmas de idades diferentes ajuda a construir conhecimento. ... Apesar de nas creches e pré-escolas as crianças serem agrupadas por faixa etária, não é difícil organizar momentos de convivência entre os mais velhos e os novinhos. Nesse tipo de parceria, há avanços para todos.
A boa interação entre os alunos é fundamental na construção de aprendizagens significativas. Por meio do convívio, eles trocam conhecimentos, aprendem a se relacionar com o outro e constroem valores como cooperação, solidariedade e respeito.
Segundo Vygotsky (1996), “a interação entre os sujeitos é fundamental para desenvolvimento pessoal e social, pois busca transformar a realidade de cada indivíduo”. ... “A interação mútua é ação conjunta, muito mais que mero movimento ou reação determinada” (PRIMO, 2007, p. 116).
O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. ... Os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.
Afinal, qual a importância da interação no ensino a distância? Pelo fato do ensino remoto oferecer uma experiência em tempo real, a conexão entre aluno e professor é potencializada. Desse modo, a dinâmica do aprendizado acontece com naturalidade, uma vez que valoriza a relação do tutor com o estudante.
Significado de Interação substantivo feminino Influência recíproca entre uma coisa e outra, entre uma pessoa e outra: a interação da teoria e da prática. Diálogo entre pessoas que se relacionam ou convivem.
24 sinônimos de interação para 3 sentidos da palavra interação: Comunicação e convívio entre pessoas: 1 comunicação, convívio, contato, diálogo, trato, relação, relacionamento, convivência, conversa, conversação, entrosamento, confraternização.
Existem interações medicamentosas do tipo medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-bebida alcoólica e medicamento-exames laboratoriais. As interações medicamentosas podem ocorrer entre medicamentos sintéticos, fitoterápicos, chás e ervas medicinais.
01) o processo de interação social é basicamente uma forma de troca de atenção, de recursos e de experiências entre as pessoas envolvidas em uma relação.
Interação social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois ou mais indivíduos durante as quais há compartilhamento de informações. Ou seja qualquer "conversa" verbal ou não verbal, desde que ambos os indivíduos estejam trocando informações é considerado Interação social.
A interação social é algo presente na vida dos indivíduos, pois é um processo voltado às relações sociais que são desenvolvidas com aqueles que nos cercam. ... O contato social e a criação de redes de relacionamentos são responsáveis pelo desenvolvimento da comunicação e da geração de determinados comportamentos.