Devido a grande concorrência de mercado, busca pela maior satisfação dos clientes e a necessidade de aprimorar os processos, a utilização de metodologias e ferramentas de planejamento se tornaram essenciais para o sucesso de muitas empresas. Esse é o caso do Balanced Scorecard (BSC). Acredito que você está aqui porque quer saber mais sobre ele, certo?
O desafio de muitas empresas tem sido a busca por formas eficientes de gerenciamento estratégico, que contribuam para atingir o sucesso de maneira planejada e organizada. Para isso, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, pode ajudar muito.
O BSC abrange uma série de ferramentas, como: mapa estratégico, objetivo estratégico, indicadores de desempenho, metas e plano de ação. Juntas, promovem a melhoria contínua de processos e o alcance de resultados efetivos.
As metas possuem a função de qualificar os indicadores, ou seja, elaborar a taxa ou nível esperado que cada um dos indicadores deve atingir. É importante que a sua meta seja SMARTfazendo com que seja alcançável e realista.
Esse primeiro passo tem o propósito de harmonizar e unir a visão da empresa à estratégia criada para o alcance dos objetivos. Essa tradução deve ser feita com todos os colaboradores, desde os cargos mais altos até os mais baixos.
Agora que você já entendeu como funcionam as 4 perspectivas estratégicas do BSC, vamos conhecer os benefícios de aplicar essa ferramenta de gestão na sua indústria.
O BSC traz inúmeros benefícios para a empresa, já que ele ajuda a obter melhores resultados na administração. Confira a seguir mais algumas vantagens de implementar o método no seu negócio.
A segunda perspectiva a ser planejada é a de clientes, afinal ele é o stakeholder mais importante da organização. Logo, o objetivo desta perspectiva é pensar em estratégias que agreguem valor ao cliente.
Embora o Balanced Scorecard seja uma ferramenta muito útil para alinhar a estratégia e os objetivos de uma organização, algumas falhas comuns podem surgir durante sua implementação.
Erros comuns ao adotar o Balanced Scorecard" title="Erros comuns ao adotar o Balanced Scorecard" />
Ele é ideal para obter alta performance no gerenciamento do seu time. Por meio de recursos visuais, essa ferramenta contribui para a organização da rotina do trabalho, tornando os processos mais fluidos, assertivos e eficientes.
Leia também: M&A: lições e tapas para se atentar com quem já fez
Em suma, Kaplan e Norton definiram quatro processos de gerenciamento essenciais para implantar o BSC, que são: tradução da visão, comunicação e ligação, planejamento do negócio e feedback. A seguir, confira a implementação em cada uma dessas etapas.
O mapa estratégico é uma ferramenta do BSC que ajuda a implementar a estratégia da empresa. De representação visual, essa é uma síntese das medidas importantes tomadas com foco no desenvolvimento.
Após definir sua visão estratégica, o próximo passo é dividir tal visão em objetivos menores que devem ser classificados com base nas 4 perspectivas estratégicas (Financeira, Clientes, Processos internos e Inovação e Aprendizado) no mapa estratégico.
O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão, portanto, permite que você realize as mudanças necessárias ao longo do tempo. Se você não mede os resultados de suas ações, não tem como saber se é preciso alterar o curso, manter ou descartar qualquer estratégia.
O Balanced Scorecard (BSC) pode ser traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho, tratando-se de uma ferramenta voltada para aplicações de gestão estratégica.
Esse é um exemplo de ação que pode fazer parte de uma meta que a empresa procura alcançar. Além disso, estar afinados com os objetivos mais comuns no mundo corporativo, como:
Sua aplicação é amplamente utilizada por grandes organizações que desejam aumentar seu desempenho de forma estratégica. E, graças a ela, tem conseguido conquistar muitos dos seus objetivos. Segundo uma pesquisa da 2GC, 76% das empresas norte-americanas já usam o planejamento estratégico.
Uma vez que o mapa estratégico foi elaborado, o próximo passo é destrinchar cada objetivo estabelecido com a finalidade de criar iniciativas que ajudem, de forma prática, a chegar nos objetivos traçados no planejamento estratégico.
O segredo do BSC está em fazer com que o administrador da organização consiga entender claramente os objetivos de sua estratégia e, a partir deles, chegar à definição das iniciativas estratégicas que devem ser executadas. Daí vem o nome do livro: A Estratégia em Ação.
Essa perspectiva avalia a satisfação interna dos colaboradores. Nela, deve ser pautado os ativos intangíveis conquistados, ou seja, aqueles que não são financeiros, mas fazem parte do desenvolvimento da organização ao pensar em um futuro de prosperidade.
As Perspectivas padrão do BSC são:
A perspectiva financeira tem por objetivo mostrar se as escolhas estratégicas implementadas por uma organização estão contribuindo para a elevação do valor de mercado da empresa, para a geração de valor econômico e propiciando aumento da riqueza dos acionistas.
A perspectiva posição estratégica nos permite identificar o impacto do ambiente externo, da capacidade estratégica (recursos e competências) e das expectativas das partes interessadas, stakeholders, na estratégia organizacional.
Como montar o Balanced Scorecard em 7 passos
Balanced Scorecard (BSC) ou Indicadores Balanceados de Desempenho, em tradução livre, é uma ferramenta utilizada para a gestão estratégica em empresas. Sua aplicação se dá especialmente para a mensuração do desempenho, o que ocorre através da análise dos objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
Quem usa o conceito de Balanced Scorecard? Empresas de vários portes utilizam o Balanced Scorecard desde a sua criação em 1992, por ser uma ferramenta de medição de desempenho combinada e excelente para os diversos tipos de planejamento.
Importação da folha de dados do MS Excel
Como fazer uma planilha de planejamento pessoal
Controle de metas: saiba como fazer de maneira eficiente
Como fazer um planejamento pessoal: 5 itens indispensáveis!
Inserimos na barra de fórmula a função Cont.se, com o mesmo intervalo do Status (D4:D13), para fazer a contagem do status realizado. O valor encontrado irá dividir pela quantidade de Status. Resultado: Altere o formato da célula para porcentagem.
Selecione o intervalo de células, a tabela ou a planilha inteira aos quais você quer aplicar a formatação condicional. Na guia Página Inicial, clique em Formatação Condicional. Aponte para Barras de Dados e clique em um preenchimento de gradiente ou um preenchimento sólido.